Ensaio de permeabilização

Páginas: 5 (1142 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
ENG 106 – MECÂNICA DOS SOLOS
PROFESSOR: SANDRO LEMOS MACHADO
ALUNOS: EDUARDO CARDOSO GARRIDO
LUCIANO FERNANDES TELES
ROGÉRIO BAQUEIRO DA SILVA














ENSAIO DE PERMEABILIDADE.























Salvador, junho de2006.




1. Introdução.

“A permeabilidade é a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento da água através dele, sendo o seu grau de permeabilidade expresso numericamente pelo coeficiente de permeabilidade” (CAPUTO, 1988). Este ensaio mede o quão facilmente um fluido escoa através de um meio poroso. Para solos, depende da viscosidade do fluido, do índice de vazios do solo,do seu grau de saturação, do tamanho e forma das partículas que o compõem, da sua estrutura e da composição mineralógica dos grãos.
Em obras, possui importância em cálculos envolvendo fluxo de água e fundação de barragens de terra, drenagem e diversas outras aplicações.


2. Objetivo do ensaio.

Foi Realizado o ensaio de permeabilidade com o uso do equipamento denominado permêametro, sobcarga constante e variável em amostras deformadas de solo para se obter o coeficiente de permeabilidade.
Na aula prática de laboratório foram apresentados os procedimentos para a realização do ensaio em amostras compactadas, fazendo-se observações, durante a aula, das diferenças nos procedimentos para o caso de amostras indeformadas de solo ou para o caso do ensaio de permeabilidade em areias.
“Oensaio de carga constante é principalmente usado para a determinação da permeabilidade das areias e solos arenosos, enquanto que o outro, é mais usado para os solos argilosos” (VARGAS, 1977).

3. Equipamentos.

- Peneira #4 (4,8mm);
- Balança;
- Permeâmetros;
- Destilador e deaerador de água;
- Bureta;
- Termômetro;
- Proveta graduada;
- Reservatório dotado de extravasor;
- Argilaplástica impermeável para vedação;
- Bentonita e material granular (areia grossa).
- Tela de arame com malha de 2,0mm;
- Anéis de plástico;
- Geotéxtil na base.

4. Preparação da Amostra e Procedimento Experimental.

A) Preparação da Amostra
1. Realiza-se o ensaio de compactação para obtenção da curva de compactação do solo;
2. Compacta-se o corpo de prova na umidade desejada ( normalmenteumidade
ótima).
B) Procedimento Experimental
1. Transfere-se o corpo de prova para o cilindro do ensaio de permeabilidade, colocando-se sobre a pedra porosa do cilindro uma camada de areia grossa e a tela de arame. Sobre a parcela de material que ficará em contato com a argila impermeável, coloca-se um anel de plástico.
2. Assenta-se o corpo de prova sobre a tela, preenchendo-se o espaço ao seuredor com argila impermeável, em camadas de 2cm, compactando-se as juntas para não ocorrer caminhos preferenciais de percolação entre as paredes do permeâmetro e o corpo de prova.
3. Coloca-se um anel de plástico sobre a argila de impermeabilização e preenche-se o
restante do cilindro com areia grossa ou pedrisco.
4. Após a montagem do permeâmetro, procede-se à saturação do corpo de prova nosentido base/topo,para facilitar a saída do ar.A saturação terá sido satisfatória quando a água tiver surgido no topo do aparelho.
5. Para o caso do permeâmetro de carga constante, mantém-se o nível da água do
reservatório constante (água saindo pelo extravasor) e anota-se o intervalo de tempo para que 50cm³ escoem através do solo para dentro da proveta. Repete-se o processo para diferentes alturasdo nível da água, anotando-se sempre a sua temperatura. Já para o caso do permeâmetro de carga variável, inverte-se o sentido de percolação fazendo percolar a água do topo para a base e efetua-se algumas leituras de cargas e tempos correspondentes,bem como anotações da temperatura da água. Sugere-se adotar uma leitura a cada 15cm de perda de carga para provetas com 0,8cm 2 de área. No caso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa Permeabilização na construção civil
  • ensaio
  • Ensaio
  • Ensaio
  • ensaio
  • ENSAIO
  • ensaio
  • ensaios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!