Ensaio de Impacto em Corpos de Prova Entalhados

Páginas: 9 (2209 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Resumo
O ensaio de impacto é para estudo da fratura frágil nos metais.É aplicado por exigência de normas (ASME, AWS, DIN, ISO, etc.)a aplicação deste é como teste de aceitação de materiais aplicados em equipamentos que operarão em baixas temperaturas sujeitas ao impacto.Outra aplicação é como um dos ensaios obrigatórios para validação do procedimento de soldagem utilizado em determinada juntasoldada.Além disso, o ensaio de impacto age como ferramenta auxiliar para estudo da temperatura de transição dúctil-frágil dos materiais.
O corpo de prova é padronizado por normas (ASTM A370 e DIN EN 10045-1 em geral) e provido de um entalhe de medidas também padronizadas para localizar sua ruptura e produzir um estado de tensões tri axial, sendo então submetido a uma flexão por impacto,produzida por martelo pendular.Os critérios de avaliação deste ensaio são a energia absorvida pelo corpo de prova, a característica e percentual da fratura (dúctil ou frágil) e percentual de expansão lateral do corpo de prova.
O resultado mais importante do ensaio de impacto é a medida da energia absorvida pelo corpo de prova para se deformar e romper, que é calculada através da variação da energiapotencial gravitacional do martelo antes e após o impacto.Quanto menor for à energia absorvida, mais frágil será o comportamento do material àquela temperatura.
Introdução
Para medir a segurança, qualidade e confiabilidade dos materiais são feitos os ensaios de impacto como exemplo, em peças específicas utilizadas nas indústrias. É empregado no estudo da fratura frágil dos metais, que é caracterizadapela propriedade de um metal atingir a ruptura sem sofrer deformação elástica.
Existem hoje ensaios mais elaborados e bem mais representativos, por serem simples e rápidos,  o ensaio de impacto ou ensaio de choque, é um ensaio dinâmico usado no mundo e consta como ensaio obrigatório, principalmente para materiais utilizados em baixa temperatura, como teste de aceitação do material. Os materiaistestados são de madeira, aço, ferro ou plástico.
O ensaio de impacto permite estudar os efeitos das cargas dinâmicas, e é usado para medir quanto um material pré-estabelecido tende a comportar-se de maneira frágil.
Fraturas produzidas por impacto podem ser frágeis ou dúcteis. As fraturas frágeis caracterizam-se pelo aspecto cristalino e as fraturas dúcteis apresentam aparência fibrosa. Osmateriais frágeis rompem-se sem nenhuma deformação plástica, de forma brusca. Não podendo ser utilizados em aplicações nas quais sejam comuns esforços bruscos, como em eixos de máquinas, bielas etc. Para estas aplicações são desejáveis materiais que são capazes de absorver energia e dissipá-la, para que a ruptura não aconteça, ou seja, materiais que apresentam tenacidade.
Esta propriedade estárelacionada com a fase plástica dos materiais e por isso se utilizam as ligas metálicas dúcteis neste tipo de aplicação. Porém, mesmo utilizando ligas dúcteis, com resistência suficiente para suportar uma determinada aplicação, verificou-se na prática que um material dúctil pode romper-se de forma frágil.
Um material dúctil pode se romper sem deformação plástica apreciável, ou seja, de maneira frágil,nas seguintes condições: velocidade de aplicação da carga suficientemente alta; trinca ou entalhe no material; temperatura de uso do material suficientemente baixa. Alguns materiais são mais afetados pela velocidade alta do choque, apresentando uma sensibilidade que é chamada sensibilidade à velocidade.
Uma trinca promove concentração de tensões muito elevadas, o que faz com que a maior parte daenergia produzida pela ação do golpe seja concentrada numa região localizada da peça, com a consequente formação da fratura frágil. A existência de uma trinca, por menor que seja, muda substancialmente o comportamento do material dúctil. Esta característica do material dúctil é frequentemente chamada de sensibilidade ao entalhe. L A
A temperatura tem um efeito muito acentuado na resistência dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 044 ENSAIO DE TRA O EM CORPOS DE PROVA ENTALHADOS DO A O
  • Ensaio de corpo prova
  • Relatório de Ensaio de Corpo de Prova
  • Ensaio de tração em um corpo de prova
  • Ensaio de tração em corpos de prova metálicos
  • ENSAIOS DE COMPRESSÃO EM CORPOS DE PROVA DE CONCRETO
  • Relatório
  • ENSAIOS DE MOLDAGEM DO CORPO DE PROVA, SLUMP TEST E ROMPIMENTO DOS CORPOS DE PROVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!