Ensaio da obra - meu irmãozinho me atrapalha (alberto figueiredo pimentel )

934 palavras 4 páginas
LITERATURA INFANTIL: ALBUM DAS CRIANÇAS

Fernanda krug
Instituto Federal Catarinense- Campus Videira/ IFC
E-mail: Fernanda.krug@gmail.com

1. Literatura infantil: breve histórico

A literatura infantil brasileira surgiu no final do século XIX, no momento do surgimento da República. Este momento político, porém, é marcado por uma continuidade e não por uma ruptura da organização da sociedade brasileira.
Esta data de nascimento da literatura infantil brasileira está intimamente ligada à necessidade de construção de um novo país e acaba por assumir um caráter nacionalista e patriótico. Sua produção, de um modo geral, busca construir uma “cultura brasileira” baseada em valores cívicos e morais, como o amor à pátria e a obediência.
Regina ZILBERMAN e Marisa LAJOLO esclarecem que:
A coincidência do surgimento da literatura infantil brasileira com a abolição da escravatura e o advento da República não parece fortuita. Nesse fim de século, vários elementos convergem para formar a imagem do Brasil como a de um país em processo de modernização e que por isso quer ostentar, ao nível de suas instituições políticas e culturais, a renovação que o café, produto, como nos tempos coloniais, destinado à importação, mas agora cultivado em moldes capitalistas mais avançados, imprimia à economia brasileira. (1993, p. 15)
Ainda que chamada de brasileira, esta primeira produção busca adaptar histórias e contos infantis europeus tidos como modelos ideais de textos para crianças, fazendo circular “versões abrasileiradas de textos de Perrault, Grimm e Andersen que refletem, na sua linguagem, as intenções de nacionalização do acervo europeu.” (ZILBERMANN e LAJOLO, 1993, p.18)
Assim, a literatura infantil brasileira nasce num momento histórico que acaba por lhe impor uma missão: ser um dos instrumentos de construção da nova cultura brasileira, desejada pelas elites republicanas, uma literatura infantil baseada tanto no abrasileiramento dos contos europeus

Relacionados

  • TecendoLiteratura Livro
    152067 palavras | 609 páginas
  • senhores de engenho
    405859 palavras | 1624 páginas
  • Lobao 50 anos a mil
    195871 palavras | 784 páginas
  • Helena SINGER CIEJA Campo Limpo
    140617 palavras | 563 páginas