ENSAIO CRÍTICO ANÁLISE VEROSSÍMIL, TEMÁTICA E DE EXPLICAÇÃO DE AUTORIA EM “AS ESGANADAS”

2824 palavras 12 páginas
ENSAIO CRÍTICO
ANÁLISE VEROSSÍMIL, TEMÁTICA E DE EXPLICAÇÃO DE AUTORIA
EM “AS ESGANADAS”

2ª SÉRIE A
ANÁPOLIS/MARÇO 2012

ENSAIO CRÍTICO
ANÁLISE VEROSSÍMIL, TEMÁTICA E DE EXPLICAÇÃO DE AUTORIA
EM “AS ESGANADAS”

ANÁPOLIS/MARÇO 2012

INTRODUÇÃO

O livro “As Esganadas”, de Jô Soares, apresenta uma genialidade indiscutível quanto à verossimilhança assimilada pelo autor em referência ao contexto histórico imaginado. A obra promove uma idealização, através de uma ficção, dos momentos vividos na primeira metade do século XX. Pode-se dizer que o autor, ao escrever o enredo, tinha presenciado e/ou estudado profundamente as formas sociopolíticas das pessoas que compunham a sociedade fluminense da época, o que ressalta sua autoria e intensifica os traços de uma narrativa condizente com a realidade, ou seja, uma narrativa verdadeira.
A escolha do tema central do autor, a obesidade, faz uma excelente mescla de uma questão social intensificada na sociedade atual, a partir de uma visão comum ao presente cotidiano e que, devido ao “politicamente correto”, deixa de ser discutido de uma visão ampla, ou seja, tanto como o ponto de vista do obeso, do especialista e de pessoas que convivem com esse problema através de relações sociais.
O enredo criado cativa a atenção do leitor através de uma história de ministérios rodeada em artifícios, usados em extrapolação por Jô. A narrativa transpassa ideologias referentes a senso de justiça e de investigação, comum ao departamento de Polícia, interessando interlocutores que procuram uma aventura desse ramo em livros. Assim como em outras obras do autor, o assassinato em série é um modo de estabelecer um contato com o leitor, de forma que a leitura do romance e a resolução dos conflitos façam uma “hipnose” neles.
Outra artimanha utilizada pelo o autor que

Relacionados