ENSAIO CR TICO REFLEXIVO Ser Designer Em 2040

644 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Curso Superior em Design

Ensaio crítico/reflexivo sobre: “Ser designer em 2040”

Thainá Laura Sousa de Almeida

Por ser um ensaio, o presente texto será um exercício de reflexão sobre o papel do profissional de designer no futuro da sociedade. O estudo do futuro é de extrema importância para os profissionais de designer, uma vez que é preciso a compreensão das necessidades e as demandas da sociedade futura.
Segundo Oliveira (2006) é por meio de estudos metódicos do futuro que se torna possíveis, antecipar, prevenir, gerenciar e explorar alternativas para solucionar problemas em longo prazo. Diante disso é de grande relevância ao designer realizar um estudo ilustrando todas as tendências de mercado, abordando os comportamentos da sociedade dentre outros focos de seu interesse. O designer de 2040 deve estar atento a questões como a sustentabilidade e a responsabilidade social, de tal forma que são fatores muito importantes que caracterizam a sociedade global que está sendo formada. Aliando-se as novas tendências tecnológicas o profissional deve buscar utilizá-las da maneira mais consciente possível, a ponto que as matérias primas estarão cada vez mais escassas e o desenvolvimento de novos métodos para o reaproveitamento e/ou novos materiais a serem desenvolvidos para a concepção de novo produtos serão um diferencial em sua carreira.

1

Com o consequente aumento da população mundial, em 2040 a profissão de designer será de extrema importância para a sociedade de forma que será muito mais valorizada em relação à atualmente. Porém o mercado não possuirá profissionais os suficientes para suprir tal demanda fazendo com que as empresas paguem altos salários, o que consequentemente ocasionará um aumento na procura de cursos de design nas instituições de ensino superior, fazendo-as aumentar a quantidade no número de vagas disponíveis. Esse período será conhecido como o “Boom do Design”.
O futuro profissional de designer atuará em

Relacionados