Ensaio baseado no artigo “Sírios e libaneses: redes sociais, coesão e posição de status” de Elaine Meire Vilela

499 palavras 2 páginas
2º. Ano Ciências Sociais – Noturno
Métodos e Técnicas de Pesquisas nas Ciências Sociais
Prof. Rodolfo Arruda Leite Barros.

Esse ensaio é baseado no artigo “Sírios e libaneses: redes sociais, coesão e posição de status” de Elaine Meire Vilela1, publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais2.
O tema abordado pela autora é o processo de inserção dos imigrantes sírios e libaneses antigos no mercado de trabalho em um "novo mundo” que seria o Brasil, mais especificamente em Minas Gerais.
Para a execução da pesquisa a autora utiliza dois métodos de pesquisa, o primeiro qualitativo onde se baseia através de entrevistas e historias de vida que obteve nas principais regiões mineiras3 do país. E outro quantitativo, referente ao censo demográfico brasileiro de 19604 com uma amostra de todos os imigrantes internacionais e de seus descendentes no país.
A escolha da autora sobre a utilização dos dois métodos no meu ponto de vista é correto, pois escolhendo somente um dos métodos pode ocorrer uma perda de informações. É fato que os dados qualitativos são os mais ricos de informação porem eles não permitem que se façam generalizações. O que ocorre com os dados qualitativos como, por exemplo, o censo que mesmo sendo menos detalhados eles possibilitam determinadas generalizações, uma vez que o numero de informantes é representativo do universo pesquisado. A autora conclui que a inserção ocupacional de sírios e libaneses ocorreu em massa no ramo do comércio sendo grande parte motivada pela falta de opção de trabalho, eles não eram os “preferidos” para trabalhar nas lavouras e não obtinham recursos para serem proprietários. Então se voltaram para a área comercial5, os imigrantes alcançaram um status econômico elevado, mas também investiram na educação de seus filhos, tornando- os “doutores”, autoridades e em muitos casos políticos, fazendo com que a ascensão fosse completa.
Quando questionados sobre os motivos que

Relacionados

  • bolivia
    121428 palavras | 486 páginas