Ensaio acerca do ensino de filosofia no brasil: apredizagem ou devaneio?

1104 palavras 5 páginas
Ensaio acerca do ensino de Filosofia no Brasil: aprendizagem ou devaneio?

A questão que me proponho analisar no presente ensaio é sobre a aprendizagem aplicada à Filosofia no Brasil. Todos sabemos que ao longo dos últimos anos a disciplina de Filosofia foi reinclusa no Currículo Escolar de Ensino Médio público e privado. Muito mais pela demanda dos vestibulares do que pelo próprio êxito do ensino a filosofia. Se nós da área podemos nos sentir satisfeitos por que agora temos maior campo de trabalho, por outro lado devemos ficar inquietos com o futuro da Filosofia enquanto disciplina aplicada.

Uma outra crítica que cabe aqui é quanto ao ensino de Filosofia dentro mesmo da Universidade, onde nós brasileiros não temos área de pesquisa independente, ou seja, formamos apenas historiadores de filosofia e comentadores de filósofos. Dada essa situação, como responder aos problemas acerca do ensino de Filosofia na Educação?

Gostaria de introduzir o texto com uma breve história da Filosofia da Educação. Desde os primórdios sabemos que a função do filósofo sempre foi encontrar as verdades acerca do mundo, compreendê-lo através do pensamento e observação, interagindo e criando conceitos para palavras já existentes. Filósofos sempre foram os “educadores definitivos” da humanidade, seja pela ousadia do pensamento, ou pelo desprendimento com o que faziam. Não obstante, tenhamos tantos nomes que se debruçaram a escrever sobre Filosofia da Educação, e aqui podemos citar vários como Aristóteles, Platão, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Locke, Rousseau, Kant, Hegel, Conte, Dewey, etc.

Ao analisarmos o contexto atual educacional, percebemos o quão problemática a educação se tornou nos últimos anos. Poderíamos citar inúmeras fendas encontradas no âmbito da pedagogia da escola, a começar pelo fato dela não conseguir atender as necessidades do “homem pós-moderno”, homem esse que nasceu no berço da tecnologia. O problema da democratização da educação não fica restrito à

Relacionados

  • TRAJETORIAS E MEMÓRIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
    10195 palavras | 41 páginas
  • 0a9c8f2f1b3edcb4cf0ad236ce407b09
    56808 palavras | 228 páginas
  • educação física
    173210 palavras | 693 páginas