Ensaio: é preciso bater para educar uma criança?

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 22 de maio de 2013
ENSAIO: É PRECISO BATER PARA EDUCAR UMA CRIANÇA?

Para mim não é preciso bater em uma criança para educá-la. Acho que qualquer tipo de violência apenas acarreta mais violência ainda. Penso queeducação seja algo muito mais e melhor do que agressão. Nada melhor para educação do que o diálogo. Mesmo a um bebê pode-se explicar o certo e o errado. Se uma criança mostra a língua, fala algum tipo depalavrão ou morde alguém, por exemplo, ao invés de repreenderem a criança e mostrar que aquilo é errado, os pais muitas vezes acham aquilo divertido e até mandam a criança repetir para que outraspessoas vejam. Isso acontece muito no dia-a-dia. Assim essas crianças vão crescendo fazendo o que querem. Para mudar isso o que os pais fazem? Apelam para agressão.
Outro motivo que me leva a afirmarque não necessariamente precisa-se bater para educar é o de que eu cresci e fui educada sem apanhar. Se educação a partir do diálogo deu certo comigo, por que não daria com outras crianças? Uma criançaque sofre agressão certamente irá crescer achando que bater resolve qualquer coisa, podendo então se tornar um adulto violento e assim da continuidade a essa perspectiva de agressão.
Mas emcontrapartida, há aqueles que acreditam que bater resolve sim, que através de um ‘’tapinha’’ ou de uma ‘’palmadinha’’ a criança aprenderá. Há quem afirme que uma palmadinha é fundamental. Mas penso que o quecomeça com uma palmadinha não fica apenas nisso. Considero aqui uma situação em que uma criança cometeu uma travessura e seu pai ou sua mãe deu-lhe uma palmadinha. Com o tempo aquela palmadinha nãoresolverá mais. A criança cresce e uma palmadinha já não mais assusta. Os pais intensificam a força aplicada e o que era uma simples palmada torna-se tapas mais fortes e, consequentemente, uma surra.Então penso eu: como ficará a cabeça e visão de mundo que uma criança terá depois de sofrer esses tipos de agressões? Nem de longe se pode comparar a força de um adulto com a força de uma criança....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BATER NÃO É EDUCAR
  • é preciso ouvir as crianças
  • A experiência de educar crianças
  • Educar crianças e adolescentes para a vida no trânsito
  • Gestão democrática da escola pública è preciso educar todos
  • AS REPRESENTAÇÕES DO CUIDAR, DO EDUCAR, CRIANÇA E DE IINFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educar e cuidar são processos fundamentais na educação da criança
  • Criança de 0 a 5 anos " cuidar e educar"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!