Enredo grande sertão veredas

Páginas: 6 (1315 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
Bibliografia

ROSA, João Guimarães, 1908-1967
Grande Sertão: Veredas / João Guimarães Rosa. – 19. ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, em 27 de junho de 1908. Graduou-se em Medicina (1930), seguindo por um tempo a carreira de médico. Foi também diplomata e embaixador na época da Segunda Guerra mundial. Em 16 de novembro de 1967tomou posse na Academia Brasileira de Letras. Faleceu no Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1967. Guimarães Rosa foi principalmente prosador. Entre suas obras estão Sagarana (1946); Corpo de Baile (1956); Grande Sertão: Veredas (1956); Primeiras Estórias (1962); Tutaméia (Terceiras Estórias) (1967).
Para a construção de “Grande Sertão: Veredas” foram realizadas duas viagens: em 1945, vai aointerior de Minas Gerais rever as paisagens de sua infância e, em 1952, acompanha a condução de uma boiada pelo sertão mineiro. Grande Sertão: Veredas foi dedicado por Guimarães à sua segunda esposa, Aracy de Carvalho Guimarães Rosa. Nesta obra, o escritor expôs, a partir do sertão mineiro, as questões humanas mais profundas. Portanto, sua obra tem caráter universal. Ao relatar seus casos, onarrador mistura acontecimentos vividos e imaginados, adquirindo a narrativa o ritmo fragmentário e não linear das lembranças. A linguagem tem para o narrador um papel fundamental: o de examinar sua vida e tentar entendê-la, além de purgar-se de suas culpas.
O lançamento do livro causou grande impacto no cenário literário brasileiro. Tornou-se um sucesso comercial, e recebeu três prêmios nacionais: oPrêmio Machado de Assis, do Instituto Nacional do Livro, em 1961; o Prêmio Carmem Dolores Barbosa, de São Paulo, em 1957; e o Prêmio Paula BritoHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Paula_Brito", do Rio de Janeiro. A publicação fez com que Guimarães Rosa encabeçasse a lista tríplice, composta por Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto, como os melhores romancistas da terceira geraçãomodernista brasileira.

Enredo
O livro relata a história do ex-jagunço do norte de Minas, Riobaldo, que agora vive próximo ao Rio São Francisco como fazendeiro e tem o hábito de rezar e conversar com as pessoas que por ali passam, contando casos estranhos, histórias de vingança, de perseguição, de luta e também de amor. Apesar de jagunço, Riobaldo recebeu educação formal, o que pode ser percebido emsuas reflexões metafísicas e na oralidade fluente. O narrador-personagem conta várias histórias, conservando sempre a inquietação em questionar a existência ou não do diabo.
No início do romance, Riobaldo relata suas inquietações aparentemente sem nexo e algumas passagens de sua vida. Pouco a pouco o leitor vai desvendando o motivo: estão relacionadas a um provável pacto com o diabo, quando, najuventude, ele almejava vencer seu inimigo Hermógenes. Dessa forma, o futuro de sua alma depende da existência ou não do diabo. Riobaldo, a partir da pág. 80, começa a organizar suas memórias. Conta sobre a infância, da mãe Brigi que o obrigava a pedir à esmolação para pagar uma promessa. Comenta também sobre o primeiro encontro como garoto Reinaldo, às margens do rio São Francisco, pelo qual fazemuma travessia.
A mãe de Riobaldo falece e ele é levado à fazenda São Gregório de seu padrinho Selorico Mendes (na verdade, Selorico é pai de Riobaldo). Ali conhece o grande chefe dos jagunços, Joca Ramiro, e os chefes Hermógenes e Ricardão. Selorico envia o seu ‘afilhado’ ao Curralinho para estudar. Posteriormente, assume a função de professor do fazendeiro Zé Bebelo. Este, querendo acabar comos jagunços do sertão mineiro, convida Riobaldo para participar do seu bando. O narrador, nessa parte, relata as aventuras pelo norte de Minas, sul da Bahia e Goiás. Riobaldo, depois de confrontar com o bando de Hermógenes, ingressa no bando de Joca Ramiro. Ali ele reencontra Reinaldo, o menino que conheceu à beira do Velho Rio Chico. A amizade entre os dois se consolida e Reinaldo revela seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo grande sertão veredas
  • Grande sertão veredas
  • o grande sertao : veredas
  • Guimarães e o Grande Sertão: Veredas
  • Grande Sertão Veredas
  • grande sertão veredas
  • Resumo Grande Sertão Veredas
  • Grande sertão veredas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!