ENRAIZAMENTO DE Ficus benjamina POR ESTAQUIA FOLIAR

444 palavras 2 páginas
ENRAIZAMENTO DE Ficus benjamina POR ESTAQUIA FOLIAR
Caroline Mayer; Simone Andzeiewski; Mateus Cassol Tagliani

FACHINELLO et al. afirma que diversas espécies do gênero Ficus podem ser propagadas vegetativamente, como por exemplo, a figueira (Ficus Carita L.) cuja produção comercial de mudas é feita por estaquia, devido a facilidade de enraizamento.

As estacas foliares são feitas utilizando a totalidade ou parte do limbo da folha, podendo ou não ter o pecíolo. As estacas foliares podem ser colocadas no substrato na posição vertical ou horizontal, dependendo da espécie. Algumas espécies regeneram-se melhor se a estaca foliar contiver um gomo axilar. Embora freqüentemente classificadas como foliar, a morfologia deste tipo de estaca é, na realidade, caulinar (ALMEIDA,2003).

Segundo Silva, comercialmente, a propagação da figueira através de estacas lisas tem sido o processo mais utilizado no Brasil, embora possam ser utilizados outros métodos de propagação. A propagação assexuada, inclusive com o uso de estacas foliares justifica-se pelos menores espaços utilizados e o crescente mercado de plantas ornamentais, inclusive aproveitando o material da poda hibernal (julho-setembro) (Pio, 2006)
Para o experimento foram utilizadas estacas foliares de Ficus benjamina provenientes de uma única planta matriz e foram confeccionadas de acordo com os tratamentos (tamanhos) pré-estabelecidos, quais sejam: T1: Folha inteira; T2: ¾ de folha; T3: ½ folha; T4: ¼ de folha.
Foram avaliadas as seguintes variáveis: Porcentagem de enraizamento (estacas vivas que apresentaram raízes de, pelo menos 1 mm de comprimento); porcentagem de estacas com calos (estacas vivas, sem raízes, com formação de massa celular indiferenciada na base); número de raízes por estacas; comprimento das três maiores raízes por estaca (em cm); porcentagem de sobrevivência (estacas vivas que não apresentaram indução radicial nem formação de calos); porcentagem de mortalidade (estacas que se encontravam

Relacionados

  • contabilidade internacional
    30434 palavras | 122 páginas