Enpeendedorismo

2203 palavras 9 páginas
O empreendedorismo no Brasil
O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. Antes disso, praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas. Os ambientes político e econômico do país não eram propícios, e o empreendedor praticamente não encontrava informações para auxiliá-lo na jornada empreen dedora. O Sebrae é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca junto a essa entidade todo o suporte de que precisa para iniciar sua empresa, bem como consultorias para resolver pequenos problemas pontuais de seu negócio. O histórico da entidade Softex pode ser confundido com o histórico do empreendedorismo no Brasil na década de 1990. A entidade foi criada com o intuito de levar as empresas de software do país ao mercado externo, por meio de várias ações que proporcionavam ao empresário de informática a capacitação em gestão e tecnologia.
Fonte: GEM 2010 – Executive Report e GEM 2010 – Relatório Executivo: Empreendedorismo no Brasil
Economias movidas por fatores: economias baseadas na extração e comercialização de recursos naturais, doravante tratadas aqui como países impulsionados por fatores.
Economias movidas por efi ciência: economias norteadas para a efi ciência e a produção industrial em escala, que se confi guram como os principais motores de desenvolvimento, doravante nominados países impulsionados pela efi ciência.
Economias movidas por inovação: economias fundamentadas na inovação ou simplesmente impulsionadas por ela.
60%
50%
40%
30%
20%
10%
0%
Egito
Paquistão
Arábia Saudita
Cisjordânia e Faixa de
Gaza
Jamaica
Irã
Guatemala
Uganda
Angola
Zâmbia
Gana
Bolívia
Rússia
Romênia
Malásia
Croácia
Tunísia
Hungria
Bósnia e Herzegovina
Macedônia
Taiwan
Turquia
África do Sul

Relacionados

  • Enpeendedorismo
    2885 palavras | 12 páginas