enomia capitulo 3

259 palavras 2 páginas
Capitulo 3
1 – Por que a cultura do café revelou-se adequada ao Brasil, tendo sido, durante décadas, o carro-chefe da economia brasileira?
Vários fatoresfavoreceram a cultura do café, o açúcar e do algodão estavam em crise, produção das Antilhas e dos EUA, por isso, os fazendeiros precisavam encontrar outro produto de fácilcolocação no mercado internacional. Além disso, a decadência da mineração libertou mão de obra e recursos financeiros na região Centro-Sul que podiam ser aplicados ematividades mais lucrativas. Em nível internacional, a produção brasileira foi favorecida pelo colapso dos cafezais de Java (devido a uma praga) e do Haiti (devido aoslevantes de escravos e á revolução que tornou o país independente). Outros fatores foram a estabilização do comércio internacional depois das guerras napoleônicas (Tratado deVersalhes, 1815) e a expansão da demanda européia e americana por uma bebida barata.
2 – Por que de pode afirmar que o comerciante de café desempenhava um papelfundamental na economia cafeeira?
Na ausência de um sistema bancário voltado à produção, o comerciante era o único agente capaz de tomar dinheiro emprestado e repassá-loao fazendeiro, em troca o comerciante adquiria um cliente cativo, recebendo comissão de 3% do valor da venda.
3 – Sobre que bases se assentava a relação entrefazendeiros e comerciantes de café?
O regime de trabalho envolvia remuneração monetária da força de trabalho, então a lavoura exigia muito capital de giro para sua operação,isso explica a dependência do fazendeiro de café diante do comerciante.
4 – Como funcionava o sistema de financiamento da produção cafeeira? Quais eram suas limitações?

Relacionados