Enologia

Páginas: 7 (1510 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
HISTÓRIA DO VINHO

A história do vinho na França, apesar de confundida com a história do vinho na Europa, tem várias referências sobre à produção do vinho na França no Império Romano, com forte incidência no Norte da França.

Durante a Idade Média, as ordens clericais – com especial importância para os monges – manterão viva a arte de fazer vinho, e logo depois foi ganhando um maiordesenvolvimento quando o Segundo Estado passou a ter interesse pela produção de vinho.

Sendo referência mundial na produção de vinhos, a França fica atrás da Espanha em áreas de vinhas plantadas. Mas é onde se encontra as áreas mais cobiçadas. Por possuir uma grande variedade de vinhos, a França pode ser considerada o melhor país vinícola. No país, o vinho é considerado alimento – até mesmo pelalegislação – e está totalmente inserido nos hábitos cotidianos de seus habitantes.

A França possui certa de treze regiões vinícolas, em Bordeaux, é onde a Merlot e a Cabernet Sauvignon exalam excelência, assim como fazem a Pinot Noir e Chardonnay na Borgonha, Syrah em Cotes du Rhône, Chenin Blanc e Sauvignon Blanc no Vale do Loire, os espumantes em Champagne.

A vinicultura existe na França à mais de2000 anos. A partir de 1905, é que o governo começa a tomar um maior controle sobre a produção e regulamentação no país, tendo o processo se firmado em 1935 com a instituição do Institut National des Appellations d’Origine (INAO), que é quem fiscaliza e regulamenta a produção de vinhos na França. Seu consumo per capita está hoje ao redor de 60 litros anuais, uma enorme redução se comparado aos150 litros da década de 50. A produção geral anual, alcança os estratosféricos 53 milhões de hectolitros (1 hctl= 100 ltrs) o que equivale a cerca de 7 bilhões de garrafas, das quais cerca de 1.2 milhões são de cognacs e similares. Isto significa que a produção atingiu cerca de 5.8 bilhões de garrafas na safra de 2005, de acordo com os dados estatísticos divulgados pela INAO, dos quais cerca de 38%de vinhos brancos e o restante de tintos e rosés.

CLASSIFICAÇÃO

* Vin de Table (vinho de mesa): Vinho comum, feito sem muitos cuidados, não são muito expressivos e possuem baixo custo benefício.

* Vin de Pays (vinhos de região): Vinho comum, também conhecido como vinho ordinário, teve seu nome modificado devido ao significado da palavra ordinário em outras línguas como o Português.

*Vin Délimité de Qualité Supérieure – VDQS (Vinhos Delimitados de Qualidade Superior): Nesta categoria temos vinhos realmente respeitáveis, de qualidade superior, que deverão seguir os mesmos critérios de um AOC, mas terão que passar por uma degustação técnica rigorosa. Pode ser considerada uma categoria de transição, pois normalmente os VDQS aguardam a regulamentação para AOC. Esta categoriarepresenta uma pequena parte da produção francesa.

* Appellation D’Origine Contrôlée – AOC (Vinhos de designação de origem controlada): Nesta categoria estão os vinhos cujas qualidades são superiores aos

anteriores, mas que nem sempre é garantia de boa qualidade, existe um controle mais rigoroso, e o vinho tem que ser dá zona especificada no rótulo e também obedecer a algumas especificações queestão na legislação especifica de cada região (como por exemplo: limite de produção por hectare, quais as uvas que podem ser cultivadas, os métodos de vinificação).

* Vins de Qualité Produits dans une Region Déterminé - VQPRD (Vinhos de Qualidade Produzidos em uma Região Determinada): Ela foi criada pela Comunidade Econômica Européia (CEE) para os vinhos de melhor qualidade dos seus paísesmembros. Na França, a VQPRD engloba os vinhos dos tipos VDQS e AOC.

A LEGISLAÇÃO

A França tem uma legislação austera, que torna seu vinho sinônimo de capricho e rigor.

Legislação Francesa de Vinhos:

* AOC (Appellation d’Origine Contrôllée): Vinhos com origem geográfica, composição varietal e métodos de produção regulados com precisão. Em geral, os melhores e mais tradicionais. Os vinhos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enologia
  • enologia
  • Enologia
  • Enologia
  • Enologia
  • Enologia
  • Enologia
  • Enologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!