Engrenagens

Páginas: 17 (4083 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Universidade Metodista de Piracicaba
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO









Sistemas Mecânicos


Engrenagens


























Santa Bárbara D’Oeste
Maio, 2013


Sumário


Sumário - 2 -


1 Introdução - 3 -


2 TRANSMISSÕES POR ENGRENAGENS - 3 -

2.1 TIPOS DE TRANSMISSÕES POR ENGRENAGENS -4 -
2.2 GEOMETRIA DO ENGRENAMENTO - 7 -
2.3 ENGRENAGENS CILÍNDRICA DE DENTES RETOS - 12 -
2.3.1 NOMENCLATURA E SIMBOLOGIA. - 12 -
2.3.2 MÓDULOS PADRONIZADOS - 14 -
2.3.3 FORÇAS DE ENGRENAMENTO - 14 -
2.4 ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS - 16 -
2.4.1 NOMENCLATURA E SIMBOLOGIA - 17 -
2.4.2 FORÇAS DE ENGRENAMENTO - 18 -
2.5 DIMENSIONAMENTO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS - 19 -2.5.1 CRITÉRIO DE DESGASTE OU VIDA DOS DENTES DAS ENGRENAGENS - 20 -
2.5.2 CRITÉRIO DE RESISTÊNCIA DOS DENTES - 23 -

Introdução




TRANSMISSÕES POR ENGRENAGENS



As engrenagens, definidas como rodas dentadas capazes de transmitir movimento rotativo de um eixo para outro, estão entre as mais antigas invenções do homem. Conjuntos de engrenagens primitivas como as ilustradasna Figura 2.1 foram empregadas pelos chineses, aproximadamente em 2600 a.c; Leonardo da Vinci, no século XV d.c., projetou diversos equipamentos incorporando diferentes tipos de engrenagens.
[pic]

Figura 2.1 - Engrenagens primitivas ou rodas dentadas

Dentre os diversos meios de transmissão de potência mecânica, como engrenamentos, correias,correntes e rodas deatrito, por exemplo, as engrenagens são geralmente mais robustas e duráveis; entretanto, usualmente são mais caras que as demais, principalmente quando se deseja uma transmissão silenciosa e de precisão.
Transmissões por engrenagens são comumente empregadas nos mais diversos tipos de equipamentos como brinquedos, eletrodomésticos, máquinas ferramentas e veículos automotivos; servindo tantopara transmissão de movimento entre eixos paralelos como entre eixos reversos ou concordantes e podendo ser aplicadas para amplas faixas de potências, rotações e relações de velocidades angulares ou de transmissão.
A relação de transmissão i, de um par de engrenagens é definida como sendo a relação entre a velocidade angular da engrenagem motora, ω1 , e a velocidade angular da engrenagemmovida, ω2 , ou seja, i = ω1 / ω2 .
Normalmente, nos processos de dimensionamento das transmissões por engrenagens são consideradas as resistências mecânica e ao desgaste dos dentes das engrenagens, adotando-se modelos estáticos simplificados; entretanto, na prática, observa-se que as engrenagens falham freqüentemente devido à fadiga do material ocasionada pela característica dinâmica dosesforços transmitidos e por fatores de concentração de tensões; sendo assim, para um dimensionamento mais cuidadoso, o limite de resistência à fadiga dos dentes das engrenagens deve ser verificado.
A escolha do tipo de engrenagem e do material mais adequado para as diversas aplicações,depende de fatores como custos, vida útil de projeto, necessidade de funcionamento silencioso, processo defabricação, lubrificação, manutenção, capacidade de carga e precisão.



1 TIPOS DE TRANSMISSÕES POR ENGRENAGENS

As diferentes formas construtivas de transmissões por engrenagens podem ser classificadas em função da posição relativa entre os eixos e das características geométricas das engrenagens e de seus dentes. Cada tipo de transmissão por engrenagens apresenta propriedadescaracterísticas que as tornam adequadas a determinadas faixas de potências, rotações e relações de transmissão. A seguir serão apresentados diferentes tipos de engrenagens e suas principais características físicas e de operação.


Transmissões por Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos: apresentam formas construtivas mais simples quando comparadas com os outros tipos de engrenagens e são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engrenagens
  • engrenagem
  • Engrenagens
  • Engrenagens
  • Engrenagens
  • engrenagens
  • Engrenagens
  • Engrenagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!