Engrenagens e Polias/Correias

Páginas: 12 (2817 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS







Bruno Guerra
Carlos Eduardo Amaro Zamin








Engrenagens/Trens de engrenagem
Polia/Correia









Chapecó, 2014

Bruno Guerra
Carlos Eduardo Amaro Zamin






Engrenagens/Trens de engrenagem
Polia/Correia



Trabalho entregue na disciplina de mecanismosdo curso de Engenharia Mecânica - UNOCHAPECÓ.
Professor Leandro Secchi





Chapecó, 2014

Sumário

1. Introdução 4
2. Engrenagens/ TreNS de engrenagens 5
3. Tipos de Engrenagens e aplicações 6
3.1 Engrenagens de dentes retos 6
3.2 Engrenagens helicoidais 7
3.3 Coroas ou Engrenagens Cônicas 8
3.4 Engrenagens sem-fim 9
3.5 Pinhão e cremalheira 10
4. Correia/Polia 10
5. Polias 115.1 Alinhamento de polias 12
6. Correias 12
6.1 Dimensionamento e seleção 13
6.2 Padronização 13
6.3 Dimensionamento das transmissões 13
6.4 Dimensionamento das transmissões 14
7. Conclusão 17
8. Referências 18


1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar um conceito sobre engrenagens/trens de engrenagem, polias/correias. Sendo destacados alguns pontos relevantes sobreos mesmos, dando uma breve introdução, destacando os tipos e aplicações.
Iremos abordar principalmente sobre oque são engrenagens, que são elementos mecânicos compostos de rodas dentadas que se ligam a um eixo, o qual imprimem movimentos.
E em sequência dando uma breve introdução sobre polia que é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e energiacinética. 
Também correias que são uma cinta de material flexível, normalmente feita de camadas de lonas e borracha vulcanizada, que serve para transmitir a força e movimento de uma polia ou engrenagem para outras. E claro além de conceitos e tipos, também são destacadas algumas aplicações do sistema correia/polia no conteúdo apresentado.















2. Engrenagens/ Trens deengrenagens
As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos. Elas realizam várias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, frequentemente um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário.Por exemplo, uma chave de fenda elétrica tem uma redução de transmissão muito grande, porque precisa de muito torque para girar os parafusos, mas o motor só produz quantidade de torque pequena e velocidade alta. Com a redução de transmissão, a velocidade de saída pode ser diminuída e o torque, aumentado.
Mais uma coisa que as engrenagens fazem é ajustar a direção de rotação. Por exemplo, nodiferencial existente entre as rodas traseiras do seu carro, a energia é transmitida por um eixo que passa pelo centro do carro, o que faz com que o diferencial tenha de "deslocar" essa energia em 90º, para aplicá-la sobre as rodas. Figura 1 – Sistema de engrenagens da caixa de cambio manual deum automóvel
3. Tipos de Engrenagens e aplicações
3.1 Engrenagens de dentes retos
É o tipo mais comum deengrenagens. Elas têm dentes retos e são montadas em eixos paralelos. Há situações em que muitas dessas engrenagens são usadas juntas para criar grandes reduções na transmissão.
Engrenagens de dentes retos são utilizadas em muitos dispositivos, como a chave de fenda elétrica, aspersor oscilante, o relógio de corda, a máquina de lavar roupas e a secadora de roupas.
Outro fator importante sobreas engrenagens de dentes retos é que podem ser muito barulhentas. Cada vez que os dentes se encaixam, eles colidem e esse impacto faz muito ruído. Além disso, também aumenta a tensão sobre os dentes.
Para reduzir o ruído e a tensão das engrenagens, a maioria das engrenagens utilizadas em caixas de cambio automotivas é helicoidal.








Figura 2 – Engrenagens de dentes retos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engrenagens,polias,buchas,rolamentos e correias
  • Polias e correias
  • correias e polias
  • polias e correias
  • Polias e correias
  • Polias e correias
  • Polias E Correias
  • Polias e engrenagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!