engenheiro quimico

Páginas: 19 (4604 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2014
MINISTÉRIO DA CIêNCIA E TECNOLOGIA
SETOR DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA






ALTERNATIVAS DE MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO
Prof. Álvaro Mathias





Aluno:
Felipe Silva
Curitiba
2014
Conteúdo





RESUMO
Os resíduos sólidos industriais são um dos problemas decorrentes da industrialização que ainda seguem sem solução. Dado orápido desenvolvimento industrial que acompanha o avanço tecnológico, tais resíduos são até hoje um dos responsáveis pela degradação ambiental. A fabricação de peças metálicas pelo processo de fundição cria vários tipos de poluição e por isso vêm enfrentando grandes problemas ambientais. Em face ao progressivo aumento nos custos de disposição adequada e o baixo desempenho ambiental das medidas, adentrono controle de poluentes existentes, as indústrias de fundição têm direcionado seus esforços no desenvolvimento de soluções mais efetivas. A minimização de resíduos faz parte de um novo conceito de gerenciamento dos mesmos, baseado numa sistemática de medidas que visam reduzir ao máximo a quantidade de resíduos a ser tratada ou disposta. Seus esforços possuem uma estrutura de ação fundamentadana prevenção e reciclagem de resíduos. Baseando-se num procedimento de avaliação de oportunidades de minimização, este trabalho indica alternativas de minimização de resíduos sólidos, líquidos e gasosos gerados no processo industrial de fundição de metais, bem como alguns aspectos ambientais, técnicos e econômicos que norteiam a implementação das opções relacionadas.

PALAVRAS-CHAVE: Minimizaçãode Resíduos, Resíduos Sólidos Industriais, Resíduos de Fundição, Prevenção de Poluentes.


INTRODUÇÃO
Diante da necessidade de controlar e melhorar o desempenho ambiental, os enfoques das questões ambientais passaram do controle para a prevenção de poluição. A minimização de resíduos faz parte de um novo conceito de gerenciamento que possui uma estrutura de ação fundamentada na suareciclagem e prevenção. Essa nova atitude tem se mostrado mais efetiva para combater o contínuo aumento da degradação do meio ambiente, assim como para atender a normas ambientais, reduzindo desperdícios financeiros e melhorando a imagem pública de um governo ou de uma empresa. Um programa efetivo de gerenciamento abrange os aspectos tecnológicos, os aspectos educacionais, políticos e legais, e assim,considerando todos os itens envolvidos na problemática, pode-se garantir seu sucesso.
Logo, o estudo de alternativas de minimização na indústria de fundição inclui todas as atividades que reduzam ou eliminem poluentes do ambiente, exigindo, entre outros fatores, uma nova abordagem de projeto e monitoramento do processo industrial.
Este trabalho tem por objetivos, utilizar-se da sistemática deavaliação de oportunidades na redução de poluentes, indicando alternativas de minimização de resíduos sólidos, líquidos e gasosos no processo industrial de fundição de metais, assim como os aspectos ambientais, técnicos e econômicos que norteiam a implantação das opções de minimização relacionadas.



MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS: DEFINIÇÕES E CONCEITOS
O programa de minimização deresíduos consiste num esforço sistematizado, compreensível e contínuo para redução da geração de poluentes.¹¹ O procedimento de avaliação de alternativas de minimização desenvolvido por uma equipe coordenada pela Environmental Protection Agency - US EPA, tem como objetivo buscar caminhos para a redução e eliminação de poluentes industriais, porém seu conceito pode ser aplicado a qualquer processo deprodução.
Sua sistemática envolve um cuidadoso planejamento e determinação dos objetivos a serem alcançados, o estudo do processo de geração de resíduo com seleção das áreas específicas de aplicação do programa e elaboração de alternativas de minimização, uma avaliação da viabilidade das alternativas quanto aos aspectos técnico, ambiental e econômico, seleção das melhores opções e, por fim, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenheiro quimico
  • Engenheiro Químico
  • Engenheiro Químico
  • Engenheiro Quimico
  • Engenheiro quimico
  • Engenheiro Químico
  • engenheiro quimico
  • Engenheiro quimico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!