engenhariaeletricaufba

935 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL
DISCIPLINA: FIS 122 - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E
LISTA DE EXERCÍCIOS - F L U I D O S

www.fis.ufba.br/~fis122

2012.2

(1) Uma esfera metálica oca, de diâmetros interno e externo, d 1 e d 2 , respectivamente, flutua sobre a superfície de um líquido. A densidade do metal é 1, e a densidade do fluido 2. Qual o peso P que deve ser adicionado dentro da esfera de modo que ela flutue imediatamente abaixo do nível do líquido? Resposta: P = ( g /6) [ d 2 3 (2 - 1) + d 13 1].
(2) No século III a.C., Arquimedes percebeu que o volume de um fluido deslocado correspondia à parte imersa do volume do corpo nesse mesmo fluido. Ele visava descobrir se a coroa do rei
Herão era de ouro. Supondo que: (i) quando a coroa era colocada dentro de uma banheira com água até a borda, 0,3 litros de água transbordavam; (ii) era preciso aplicar uma força de 2,85 kgf
(1 kgf = 9,8 N) para suspender a coroa mergulhada, retirando-a da água. Sabendo-se que as densidades do ouro e da prata valem, respectivamente, 18,9 g/cm3 e 10,5 g/cm3, de que material era feita a coroa ?
Resposta: A coroa era de prata.
(3) Devido a variações de temperatura, pressão e salinidade, a densidade da água do mar aumenta

com a profundidade h segundo a lei  = 0 + c h, onde 0 é a densidade na superfície e c é uma constante positiva. Determine a pressão p em função da profundidade h.
Resposta : p = p0 + 0 g h + g c h2 / 2.

(4) A qual altura a partir da superfície da Terra a densidade do ar na atmosfera terrestre é reduzida à metade? A pressão na superfície é po  1,013  105 N / m2 , e a densidade do ar é 1,293kg / m3 .
Resposta: 5,5 km.
(5) A face vertical de uma barragem, de largura L, retém água à altura H. Lembrando que a pressão atmosférica atua em todo o meio, encontre:
(a) a força resultante sobre a barragem devido à água;
(b) o torque da força devido à pressão manométrica da água, em

Relacionados