Engenharia

Páginas: 3 (749 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014


2º Trabalho Prático Matriz BCG
-------------------










Aluno: -------------------




1. Introdução
A Matriz BCG é uma técnica utilizada para analisar portfóliode produtos, nichos de atuação e unidades de negócio, tendo como base o ciclo de vida de cada produto ou mercado.
Esta metodologia foi criada por Bruce Henderson nos anos 70 para a empresa americanaBoston Consulting Group, e tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos administradores.
Através de uma análise do ciclo de vida dos produtos ofertados pela empresa, aMatriz BCG consiste basicamente no cruzamento do índice de market share (participação de mercado) e do índice de crescimento do produto no mercado, com o objetivo de se identificar as características edeterminar as prioridades de cada produto na formação do portfólio da empresa
A matriz BCG é dividida em quatro quadrantes que representam a combinação entres os índices de Market Share e crescimentono mercado. Os quadrantes são nomeados da seguinte forma: Estrela, Vaca Leiteira, Em Questionamento e Abacaxi.
O posicionamento de cada quadrante dentro da Matriz BCG pode ser visto na figura abaixo:2. Exemplos para cada quadrante

Cada quadrante será exemplificado por uma situação que se passou numa sorveteria fictícia.

2.1. Abacaxi

Analisando mais a fundo a vendade cada um de seus produtos, a proprietária da sorveteria percebeu que um tipo de sorvete que já foi muito vendido no passado hoje praticamente não tem mais saída, são os sorvetes secos, produto quenão chama mais a atenção das crianças nos dias de hoje, além de destoar da nova proposta mais “premium” da sorveteria da Dona Ana. Isto fez com que o produto fosse incluído no quadrante “Abacaxi” daMatriz BCG, já que tem pouca participação no mercado e suas vendas não crescem.

Medidas a serem tomadas:

Produtos nesse quadrante precisam ser muito questionados, e provavelmente substituídos por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!