Engenharia

Páginas: 9 (2232 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


















Leia os textos abaixo, pois eles servirão de subsídio para a produção textual.

Texto 1
A culpa é delas. É o que pensam os brasileiros sobre a violência contra a mulher
Uma pesquisa realizada pelo Ipea quis saber as opiniões do brasileiro quanto à violência contra a mulher. Os resultados preocupam: a maioria dos brasileiros acredita que o estupro é culpada mulher, que mostra o corpo e não se comporta como deveria
Rafael ciscati

Para a maioria dos brasileiros, a mulher deve “dar-se ao respeito”. Ela deve obediência ao marido e só se sente realizada ao ter filhos e constituir família. A maioria ainda acredita que, “se a mulher soubesse se comportar melhor, haveria menos estupros”. Mais que isso: para a maioria dos brasileiros, “mulheres que usamroupas que mostram o corpo merecem ser estupradas”.
São essas as conclusões de um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (27). Anualmente, o Ipea organiza o Sistema de Indicadores de Percepção Social , uma pesquisa realizada em domicílios brasileiros que visa a identificar a opinião da população acerca de políticas públicasimplementadas pelo governo. Neste ano, a pesquisa queria saber o que o brasileiro pensa sobre a questão da violência contra a mulher. Entre maio e junho de 2013, 3.809 domicílios foram consultados, em 212 cidades espalhadas pelo Brasil. Homens e mulheres foram entrevistados. Elas, inclusive, foram maioria – correspondem a 66% da amostra. Dos dados, emerge um sociedade patriarcal, que busca controlar o corpofeminino e que culpa a mulher pelas agressões sofridas.
Segundo o Ipea, existe no Brasil um “sistema social que subordina o feminino ao masculino”, no qual “a violência parece exercer um papel fundamental”. Entre os entrevistados, 58,5% acham que, se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros. Essa percepção, além de depositar a culpa da agressão nos ombros das mulheres, carregaimplícita a noção de que os homens não conseguem – e nem deveriam – controlar seus apetites sexuais.
Segundo o Ipea, 26% dos brasileiros concordam com a ideia de que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas (originalmente, o Instituto afirmara que 65% dos entrevistados concordavam total ou parcialmente com essa afirmação. O erro foi corrigido em nota divulgada pelo Institutono dia 04/04). A afirmação, dizem os pesquisadores, mostra a existência de uma “cultura do estupro” no país. Não basta que o comportamento feminino seja alvo de restrições maiores que o masculino: é tolerável que os desvios de conduta sejam punidos, por meio de violência sexual.
A pesquisa do Ipea é apresentada em um momento em que o tema da violência contra a mulher ganha destaque na imprensa ena agenda do governo. O instituto aponta que, nessa área, avanços importantes foram conquistados, como a criação da Lei Maria da Penha em 2006. Mesmo assim, a mentalidade machista ainda predomina na sociedade brasileira. Além das questões relacionadas à violência sexual, a pesquisa abordou questões relativas à violência doméstica e à organização familiar.
(Fragmento)
Leia o texto completo em:http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2014/03/b-culpa-edelasb -e-o-que-pensam-os-brasileiros-sobre-violencia-contra-mulher.html Acesso em 05/05/2014


Texto 2
Maioria das vítimas de estupro não usava roupas provocantes no momento do ataque, afirma especialista
Dados do Pérola Byington desconstroem a crença de que vítima tem culpa pela violência

Quase a metade das vítimas de violência sexualatendidas em 2013 pelo Programa Bem-me-quer, do hospital Pérola Byington, em São Paulo, tinha até 11 anos de idade. O resultado do levantamento está alinhado com estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado no fim do mês passado, que mostrou a prevalência de crianças como alvo de estupros registrados no País.
Ao mesmo tempo, contrasta com a percepção de um em cada quatro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!