Engenharia

Páginas: 7 (1523 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
SOFTWARES PARA ENGENHARIA CIVIL


1- CAD/TQS – software para cálculo estrutural. Software desenvolvido e distribuído no Brasil é uma ferramenta essencial para o engenheiro civil, pois sua metodologia de trabalho agrega todas as etapas da elaboração de um projeto estrutural.
O software oferece o suporte desde a entrada de dados da estruturas passando por cálculos de flechas e esforços,dimensionamento e detalhamento de armaduras até a plotagem dos desenhos finais que serão utilizados na construção e hoje é o mais completo e utilizado software de concepção de estruturas. Este software será o estudo de caso deste trabalho.


2- Strap – software de análise estrutural. O Strap (structural Analisysis Program) analisa as estruturas por elementos finitos (barras, planos e sólidos). É umsoftware de fácil manuseio, pois suas interfaces são de forma gráfica o que permite ao operador a visualização imediata dos resultados desejados.
O programa possui em sua biblioteca diversas concepções de estruturas típicas com parâmetros padronizados e ancorados em normas o que facilita a entrada de dados permitindo a analise de pórticos planos e treliças, grelhas e reservatórios de água (SAE,2009).


3- Multicalc – software para cálculo estrutural. Software desenvolvido para concepção de edificações de concreto armado utilizando um sistema gráfico de entrada de dados associados a análise estrutural, com o mesmo podese realizar cálculos de blocos, sapatas, vigas, pilares e os resultados podem ser visualizados em 3D.


4- Ftool – software para cálculo estrutural. Ferramenta muitoutilizada na análise do comportamento de estruturas bidimensionais. Com o Ftool é possível construir uma infinidade de modelos estruturais demonstrando alguns parâmetros gráficos como diagrama de momentos fletores cortantes e esforços normais.
Software muito utilizado em instituições de ensino por sua utilização simples o seu objetivo principal é demonstrar ao aluno os princípios básicos decomportamento de estruturas.


5- SAP2000 – software para cálculo estrutural. O software realiza analise estrutural por elementos finitos, a Sigla SAP significa structural analisys program. O programa foi introduzido no Brasil pelo Engº Harold Hitc em 1982 e sua versão era a SAP80.
Cronologia de vida do SAP


6- CYPECAD – software para cálculo estrutural. Permite calcular concepções estruturaispraticamente ilimitadas, inclusive combinações de peças em concreto armado como pilares, vigas e lajes com perfis metálicos. Vários tipos de pilares incluindo pilares-parede, poços de elevador e caixas de escada por
Elementos Finitos.
Vigas normais e invertidas, "T", rasas, treliças, etc.
7- METALICAS 3D– software para cálculo estrutural de estruturas metálicas e madeiras. O cálculo é feito deacordo com as normas brasileiras.
• NBR 8800
• NBR 8681
• NBR 6118: 2003
• NBR 6123
• NBR 7190
Através do cálculo automático dos coeficientes de flambagem o software determina automaticamente, em função dos nós da estrutura, os valores mais apropriados, inclusive para estruturas complexas, permitindo ao engenheiro adotar o coeficiente que achar mais adequado.



8- ESTAQ – cálculo deesforços axiais em estacas. Estacas são elementos em sua maioria esbeltos que tem a função de transferir cargas da edificação para o solo através de atrito lateral com o solo ou pela resistência sob sua ponta ou ainda pela combinação das duas.
As estacas são instaladas no solo por meio de cravação ou perfuração e este programa faz o cálculo de esforços axiais gerados durante a instalação e depoisde toda a carga ser depositada sobre a estaca.


9- COLUMN BASE PLATE DESIGN – programa para dimensionamento de sapatas. Sapatas são elementos de fundação de concreto armado que utilizam as armaduras para resistir aos esforços de tração com pouca altura em relação às dimensões de base:
• Sapatas isoladas: sapata exclusiva para um pilar.
• Sapatas associadas: sapata que recebe uma parte dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!