engenharia

Páginas: 20 (4945 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
engenharia de requisitos (no contexto da engenharia de software) é um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos e sua manutenção ao longo do tempo.

O processo de engenharia de requisitos é composto por quatro atividades de alto nível1 :

identificação;
análise e negociação;
especificação e documentação;
validação.
Este processodeve ser precedido de estudos de viabilidade que, a partir das restrições do projeto, determinam se este é ou não viável e se deve prosseguir para a identificação dos requisitos. Uma outra atividade que se pode considerar que faz também parte deste processo, se incluirmos a fase posterior à produção do documento (isto é, a sua "manutenção"), é a gestão dos requisitos (change management, sendo queas alterações podem ser causadas pelos mais diversos fatores desde inovações tecnológicas a mudanças na natureza do negócio (e consequentemente nos requisitos), entre outras.
Estudos de viabilidade[editar | editar código-fonte]
Antes de se avançar com uma análise mais detalhada dos requisitos de um projeto, deve ser feito um estudo de viabilidade.

Tal como o nome sugere, pretende-se com esteestudo avaliar se, de um ponto de vista tecnológico e organizacional, o projeto é viável.

Uma forma de avaliar a viabilidade de um projeto é obter, através da interação com "as partes interessadas" (ou stakeholder em inglês) do projeto (em reuniões ou entrevistas, por exemplo), a resposta às seguintes questões:

Será que o sistema contribui para os objetivos da organização?
Dadas asrestrições tecnológicas, organizacionais (econômicas, políticas, ambientais, recursos disponíveis) e temporais associadas ao projeto, será que o sistema pode ser implementado?
Caso haja necessidade de integração entre diferentes sistemas, será que esta é possível?
A questão mais crítica é a primeira, já que um sistema que não contribua para os objetivos da organização não lhe traz qualquer valoracrescentado e como tal a sua existência não se justifica. Apesar de parecer óbvia, são frequentemente desenvolvidos sistemas que não contribuem para os objetivos das respectivas organizações, quer seja por interesses externos (políticos ou organizacionais) ou por falta de clareza na definição dos objetivos da organização.

Deve portanto identificar-se que informação é necessária para responder a estasquestões e quem possui esta informação, procedendo-se de seguida à recolha de todos os dados disponíveis para clarificar ao máximo o âmbito do projeto e avaliar a sua viabilidade.

Tipicamente, quem poderá fornecer esta informação serão os usuários dos sistemas atuais e do sistema a implementar, os responsáveis pelos departamentos nos quais o sistema será usado, técnicos que estejamfamiliarizados com as tecnologias envolvidas (do novo sistema e dos sistemas existentes), responsáveis pela manutenção futura do sistema a implementar e, de um modo geral, todos aqueles que terão qualquer tipo de interação com o novo sistema (ou que sejam por ele afetados).

Algumas das questões que podem ser postas nesta coleta de informações são, por exemplo:

Se o novo sistema não fosse implementado,quais seriam as alternativas para a organização?
Quais são os problemas que os sistemas atuais apresentam e como é que um sistema novo irá resolver estas falhas?
De que forma é que o sistema irá contribuir diretamente para os objetivos da organização?
É possível a integração com os outros sistemas da organização (de um ponto de vista tecnológico)? Com que facilidade é que se consegue partilharinformação entre estes sistemas?
O estudo de viabilidade deverá culminar com a produção de um relatório e deverá determinar a continuação do desenvolvimento do projeto, tornando mais claras as restrições (econômicas, temporais e organizacionais) do projeto e definindo mesmo alguns requisitos de alto nível.

Identificação[editar | editar código-fonte]
Caso se determine que o projeto é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!