Engenharia e o desenvolvimento sustentável

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
O desenvolvimento é denominado sustentável quando procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer os recursos vitais das gerações futuras, possibilitando níveis satisfatórios de desenvolvimento econômico e social, e de realização humana e cultural, fazendo, simultaneamente, um uso razoável dos recursos da Terra e preservando as espécies e os habitats naturais. Taldesenvolvimento é uma filosofia econômica recente que reconhece o direito que os humanos têm de viver e melhorar seu padrão de vida e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente. Essa filosofia tenta reformular nossa economia para alcançar sustentabilidade. Por exemplo, basear as fontes de energia em fluidos fósseis não é algo sustentável. Eventualmente, as fontes serão exauridas, ou a poluição resultante douso desses fluidos tornará o planeta inabitável. Desenvolvimento sustentável requer o uso de fontes renováveis de energia, como o sol, ventos, fluidos derivados de biomassa, ou fontes “infinitas” de energia, como fissão ou fusão nuclearConservação de recursos, reciclagem e tecnologias não poluentes são, também, essenciais ao desenvolvimento sustentável.
O campo do desenvolvimento sustentávelpode ser dividido em três componentes: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade sociopolítica e a sustentabilidade econômica.
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para todos os seres vivos, levando em consideração ahabitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fontes de energia renováveis. Procura-se melhorar e garantir a sustentabilidade ambiental através de quatro objetivos principais: Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais; Reduzir significativamente a perda da biodiversidade; Reduzir para a metade aproporção da população sem acesso a água potável e saneamento básico; Alcançar uma melhoria significativa em pelo menos cem milhões de pessoas viver abaixo do limiar de pobreza.
A sustentabilidade sociopolítica centra-se no equilíbrio social, tanto na sua vertente de desenvolvimento social, quanto socioeconômica. É um veículo de humanização da economia e, simultaneamente, pretende desenvolver o tecidosocial nos seus componentes humanos e culturais. Assim, desenvolveram-se dois planos: a Agenda 21 e as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM).
A Agenda 21 é um plano de ação a nível global, por organizações da ONU, governos e grupos locais nas diversas áreas em que se verificam impactos significativos ao meio ambiente. É a mais ambiciosa e abrangente tentativa de criação de um novo padrão dedesenvolvimento para o séc. XXI, baseando-se nos conceitos de desenvolvimento sustentável.
As Metas de Desenvolvimento do Milênio foram criadas em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 1990 relativos ao meio ambiente e desenvolvimento social. Traz uma série de objetivos concretos que deverão melhorar o destino da humanidade nesteséculo.
A sustentabilidade econômica, enquadrada no âmbito do desenvolvimento sustentável, é um conjunto de medidas e políticas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. O lucro não é somente medido em sua vertente financeira, mas também em suas vertentes ambiental e social, o que potencia um uso mais correto tanto das matérias primas, quanto dos recursos humanos. Háainda a incorporação da gestão mais eficiente dos recursos naturais, sejam eles minerais, matérias primas ou energéticos, de modo que garanta uma exploração sustentável sem causar o seu esgotamento, acrescentando aos elementos naturais um valor econômico.
Mesmo com os avanços obtidos na economia, o mundo contemporâneo ainda enfrenta grandes desafios: o meio ambiente continua deteriorando-se,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PAPEL DA ENGENHARIA NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PREMISSAS E ENGENHARIA
  • Engenharia no desenvolvimento sustentavel
  • Engenharia, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável
  • Resumo de engenharia x desenvolvimento sustentavel
  • Engenharia, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável
  • Projeto de mecanismo de desenvolvimento limpo em aterros sanitários: a engenharia ajudando no desenvolvimento sustentável
  • Engenharia sustentavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!