Engenharia quimica

Páginas: 3 (652 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
Arroz com herbicida – riscos para a saúde
 
A modificação genética torna o arroz resistente ao herbicida de princípio ativo glufosinato de amônio e nome comercial Basta ou Finale (ambos da Bayer).Ou seja, não há nenhum benefício para o consumidor. Pelo contrário. Com a resistência ao agrotóxico, a pulverização se dará sobre toda a lavoura, inclusive sobre o próprio arroz, que não morrerá masabsorverá o veneno, que irá também para os grãos.
 
O glufosinto é considerado tóxico para mamíferos e por este motivo será proibido na União Europeia a partir de 2017 por determinação do ParlamentoEuropeu. Pesquisadores japoneses mostraram que a substância pode dificultar o desenvolvimento e a atividade do cérebro humano, provocando convulsões em roedores e humanos.
 
A Bayer é a empresa quemais vende agrotóxicos no Brasil e sua aposta no arroz transgênico visa ampliar ainda mais esse mercado. A venda casada com o glufosinato reforça a posição do Brasil como principal destino deprodutos tóxicos não mais aceitos em outros países.
 
Problemas agronômicos – a posição da Embrapa
 
Em audiência pública, o pesquisador Flávio Breseghello, da Embrapa Arroz e Feijão, apresentou aposição oficial “autorizada pela presidência”, frisando que a empresa não é contra os trangênicos e nem contra a modificação genética do arroz, mas que neste caso o produto da Bayer “agravará os problemas jáexistentes”. “Não devemos usar tecnologias que terão validade de poucas safras”, disse Breseghello.
 
O principal entrave técnico enfrentado pelos produtores de arroz é o controle do arroz vermelho,espécie ancestral do arroz comercial, que compete com a cultura. A preocupação é a constatação de que a planta transgênica inevitavelmente cruzará com sua parente vermelha, dando origem a arrozvermelho transgênico resistente a herbicida. O arroz vermelho pode germinar após mais de anos de dormência no solo. Segundo Breseguello, “a contaminação é irreversível”.
 
Problemas econômicos – a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia química
  • Engenharia química
  • ENGENHARIA QUÍMICA
  • quimica para engenharia
  • Engenharia Química
  • engenharia
  • Engenharia Química
  • Engenharia química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!