Engenharia química

Páginas: 9 (2169 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
Laila Ferreira e Mayara Scuzziatto

Engenharia Química

DENSIDADE DE SOLOS

✓ RESUMO

Os experimentos realizados com cinco amostras diferentes de solo durante a última aula prática de química visavam definir a densidade, o potencial hidrogênionico do solo, a redução de massa da matéria em questão ao ser aquecida e a capacidade do solo absorver a água.

Abordar-se-á especificamente oexperimento da densidade cujo resultado previsto não pode ser comprovado adequadamente devido a erros na escolha das vidrarias.

A idéia, de trabalhar com a densidade, surgiu baseada nas diferentes sensações de caminhar sobre o solo, interligadas à rigidez ou maciez por ele proporcionadas. Imaginou-se que a densidade teria relação com resistência apresentada pelo mesmo.

Para o cálculo dedensidade viu-se necessário obter a massa e o volume dos respectivos solos: areia, argila, terra roxa, solo com magnetita e terra preta. Usou-se, portanto, cinco balões volumétricos (com capacidade de 25 mL), onde os solos seriam postos para obter os dados, massa e volume. Cada qual fora devidamente pesado com e sem seus respectivos conteúdos. Subtraiu-se, então, das massas dos balões contendo soloas massas dos balões vazios para a obtenção das massas de 25 mL de cada solo. Para encontrar o valor do volume adicionou-se água nos balões volumétricos, para que a mesma pudesse preencher o espaço existente entre os grãos de solo, sem, contudo, ultrapassar a marca delimitadora dos 25 mL.

Após a realização de tais procedimentos foi observado que o solo batido apresenta resistência à penetraçãode água, o que dificultou a medição do volume. Apesar dos erros pode-se constatar que as diferentes medidas de densidade têm relação com a resistência. A hipótese seria de que a areia teria a maior ou a menor densidade, pois apresenta maior relutância à caminhada, por exemplo, exigindo maior esforço. A hipótese foi confirmada com o resultado final.

✓ INTRODUÇÃO:

A densidade consiste narelação entre a massa e o volume real. É um atributo que varia entre solos de classes diferentes em função da sua textura, teores de matéria orgânica, estrutura e porosidade.

A determinação da compactação do solo e dos processos de degradação de sua estrutura pode ser avaliada via densidade do solo, o que pode mudar em função do uso e do manejo do mesmo.

Via de regra, até determinado ponto,quanto mais granulado um sólido mais próximos (compactos) ficam seus grãos e tendencialmente, há menos espaços para o fluido.

O método utilizado para a obtenção do volume prescreve a remoção de um volume de amostra, separado para pesagem após secagem, e a determinação do volume deixado no solo por meio do preenchimento do espaço vazio com um fluido, podendo este ser água. (Blake e Hartge, 1986).A título de curiosidade vale mencionar que a densidade aparente de uma região no interior da terra também está relacionada com a velocidade sísmica de ondas que viajam através dela. Isto tem sido quantificado com a relação de Gardner. Quanto maior a densidade, maior a velocidade.

• Objetivo geral:

Utilizar métodos laboratoriais para:

• Confirmar a hipótese.

• Observar seo tamanho do grão influenciaria ou não na penetração de água e na quantidade de espaços vazios para calcular o volume com maior exatidão;

• Objetivos específicos:

• Calcular a densidade de diferentes tipos de solo e relacionar com a resistência aplicada pelos mesmos ao contato envolvendo força e gravidade (caminhar).



✓ PARTE EXPERIMENTAL

Relação de vidrarias:❖ Cinco balões volumétricos com capacidade de 25 mL;

❖ Cinco provetas com capacidade de 10 mL;

❖ Balança;

❖ Cinco conta-gotas;

❖ Três espátulas;

❖ Almofariz com pistilo;

❖ Cinco arames;

❖ Papel toalha;

❖ Papel filtro.

• PROCEDIMENTOS:

Usou-se cinco balões volumétricos (com capacidade de 25 mL cada) que foram devidamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia química
  • ENGENHARIA QUÍMICA
  • quimica para engenharia
  • Engenharia Química
  • engenharia
  • Engenharia Química
  • Engenharia quimica
  • Engenharia química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!