Engenharia Química

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2014




UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

CAMPUS DIADEMA








Observações e Medidas em Laboratório


Disciplina: Química das Transformações
Professores Ricardo e Mirian
Turma B - NoturnoHigor Silva da Cruz
Jéssica Ribeiro Galdini
Patrícia Pereira dos Santos




SÃO PAULO, 2011.LABORATÓRIO DE QUÍMICA DAS TRANSFORMAÇÕES
EXPERIMENTO 2 - Observações e Medidas em Laboratório
Experimento realizado em: 20/08/2011


RESUMO
No experimento realizado em laboratório, lidamos com análise de medição de massa de um corpo metálico inicialmente não identificado; além disso, medimos volumes para comparar e analisar o desempenho de pipetas e provetas, etambém determinamos a densidade do corpo metálico em questão, para podermos descobrir de qual elemento metálico o corpo era composto.
Além de todos esses processos envolvendo massas e volumes, aprendemos a utilizar corretamente o bico de bünsen e identificamos a temperatura de diferentes regiões da chama.

INTRODUÇÃO
Os experimentos desenvolvidos foram seguimentados em duas categoriasdistintas; uma delas envolve massas, volumes e cálculos de densidades. Sendo que a massa é propriedade de qualquer corpo, e volume é o espaço que o corpo ocupa, assim a densidade de uma material pode ser caracterizada como sendo a relação da massa do material dividida pelo volume do mesmo, ou seja, quanto há de massa (em gramas) em 1mL de volume do determinado corpo analisado.
Já o outroseguimento envolveu a observação e manipulação correta das partes do bico de bünsen, o qual tem utilidade nos processos envolvidos com aquecimento de substâncias para análises laboratoriais. Após ligarmos corretamente o bico de bünsen, analisamos a temperatura da chama com o auxílio de um clips (fio de níquel- cromo) para conseguirmos verificar a coloração da incandescência do clips. Além dessaanálise, também verificamos como a temperatura da chama influenciava o meio ao seu redor.






MATERIAIS E MÉTODOS
- Lista de Materiais:
Balanças com legibilidades 0,01g e 0,0001g
Corpo metálico
Pipetas
Provetas
Água destilada
Béquer
Bico de Bünsen
Fósforo
Clips (fio de níquel- cromo)
- Métodos:
1ª parte:
Incialmente pesamos, em balanças distintas, um corpometálico, sendo uma dessas balança semi-analítica (0,01g) e a outra analítica (0,0001g). E com base nos dados obtidos, fizemos uma comparação.
2ª parte:
Em um segundo momento, medimos a temperatura da água e com base na tabela 1 da apostila de experimentos, descobrimos a sua densidade.
Pegamos um béquer de 200 mL e medimos sua massa e repetíamos o processo sucessivamente conformecompletávamos o seu volume com água destilada até a marca de 50 mL
3ª parte:
Em uma proveta com 50 mL de água destilada colocamos o corpo metálico e comparando o volume final com o inicial, obtivemos o volume do corpo metálico afim de calcularmos a densidade, já que a massa tinha sido encontrada na primeira parte do experimento.
4ª parte:
Posteriormente iniciamos o experimento com o bico debünsen para observar as cores da chama luminosa e não luminosa, em seguida foi realizado o teste com um clips (fio de níquel- cromo) para determinarmos a coloração do mesmo e a partir das diferentes colorações e da consulta feita da tabela 2 da apostila de experimentos, pudemos verificar a temperatura em que o fio se encontrava.

RESULTADOS
1ª Parte: Determinação de massa:
a) Número...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia química
  • Engenharia química
  • ENGENHARIA QUÍMICA
  • quimica para engenharia
  • engenharia
  • Engenharia Química
  • Engenharia quimica
  • Engenharia química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!