Engenharia Química

Páginas: 15 (3713 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE IPATINGA




ENGENHARIA QUÍMICA








UNIPAC – Universidade Antonio Carlos
Ipatinga, 28 de maio de 2012

Sumário

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3
2 – RESUMO......................................................................................................4
2 - O MERCADO DE TRABALHO......................................................................6
4 – O CURSO .....................................................................................................7
4. 1 - O QUE VOCÊ PODE FAZER ....................................................................8
5 - CAMPO DE TRABALHO..............................................................................9
6 - CONCLUSÃO ..............................................................................................12
7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................................13
8 – ANEXO .......................................................................................................14










1 -Introdução
A Engenharia Química é a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além depesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo a normatização e o desenvolvimento sustentável.














2 - RESUMO
Na natureza, nada se cria, tudo se transforma. E ninguém melhor que um engenheiro químico parasaber disso. Afinal, seu trabalho diz respeito a tudo que envolve processos de transformação da matéria.
O mercado de trabalho é amplo para o engenheiro químico, que pode ser empregado em diversas funções: em bancos de investimentos de avaliação de projetos; em indústrias de processa­mentos (cimenteiras, de cosméticos, de plásticos e polímeros, de tintas e verniz, farmacêuticas, alimentícias, detecidos, metalúrgicas, siderúrgicas, petro­químicas), como gerentes de processos, na parte financeira e até mesmo de marketing e, por fim, na área acadêmica.
Mas se engana quem pensa que Engenharia Química é pura Química. “Se você gosta de matemática, física e, obviamente, química, e de trabalhar com processos, em transformar a matéria-prima em produto, aí sim está certo em escolher EngenhariaQuímica”, diz a professora Tânia Lúcia Santos Miranda, coordenadora do curso.

Fernanda Rocha, 30 anos, formou-se em agosto de 1999 na UFMG e hoje está empregada no ramo de fabricação da poliamida, usada na confecção de roupas, numa empresa multinacional, instalada em São Paulo. Ela trabalha há quatro anos como coordenadora de processos de três fábricas de polimerização da empresa. SegundoFernanda, o curso oferece uma excelente base científica. “Isso nos prepara para argumentar de maneira adequada, o que conta muito numa entrevista de emprego”, opina.

A profissional afirma que o aprendizado teórico na Universidade é muito importante. “O curso tem uma ênfase nos trabalhos em grupo. Tínhamos que ‘bater muita cabeça’, batalhar, entrar em contato com empresas, correr atrás de bibliografia.Hoje, vejo o quanto aprendi e o quanto a base obtida na Universidade me permite saber como funcionam os processos e onde recorrer para encontrar resultados”, avalia a engenheira química. Segundo ela, isso é o que o mercado valoriza – profissionais versáteis e dinâmicos que tomam iniciativas para obter resultados com a maior agilidade possível.
Mergulho profundo Para exercitar a rapidez e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia química
  • Engenharia química
  • ENGENHARIA QUÍMICA
  • quimica para engenharia
  • Engenharia Química
  • engenharia
  • Engenharia Química
  • Engenharia quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!