Engenharia no Brasil
Escola de Tecnologia – Universidade do estado do Amazonas (UEA) – Manaus, AM – Brasil.
Resumo. Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar e esclarecer conceitos e atuais aspectos da economia brasileira em relação ao Polo Industrial de Manaus. As informações aqui apresentadas baseiam-se em pesquisas e noticias sobre a economia do Amazonas em relação ao Brasil.
Abstract. This work has as main objective to demonstrate and clarify concepts and current aspects of the Brazilian economy in relation to the Industrial Pole of Manaus. The information presented here is based on research and news about the economy over the Amazon in Brazil.
Trabalho acadêmico com vistas à aprovação em Introdução a Engenharia. Apresentado ao Prof. Turma I, Período I, do Curso de Engenharia da Escola de Tecnologia — Universidade Estadual do Amazonas.
SUMÁRIo
Introdução Este estudo tem como objetivo demonstrar, mensurar e avaliar como o Polo Industrial de Manaus se desenvolve como um modelo econômico. Especificadamente, analisar como ele interfere na economia do estado, o mercado de trabalho das engenharias no Brasil e consequentemente a falta de profissionais qualificados para atender a demanda das empresas do Polo Industrial de Manaus.
Polo Industrial de Manaus
A Zona Franca de Manaus surgiu durante o governo militar brasileiro dentro da política do “Integrar para não entregar”. A fórmula de insenção fiscal acabou atraindo cada vez mais empresas e o Distrito Industrial de Manaus conta hoje com mais de 500 indústrias. O principal alicerce da economia do Estado do Amazonas, a zona franca é também, segundo seus defensores, um importante componente contra a devastação da floresta amazônica.
Conheça a seguir como funciona a Zona Franca de Manaus.