Engenharia neuromorfica

825 palavras 4 páginas
Engenharia Neuromórfica
Os estudos sistemáticos pertinentes à área tiveram início no princípio dos anos 1950, e a expressão mais específica – “sistemas eletrônicos neuromórficos” – foi cunhada nos anos 1980 pelo especialista em informática norte-americano Carver Andress Mead.
Parte importante do que se faz na engenharia neuromórfica pertence à neurociência computacional, que tem a ver com duas coisas diferentes: uso extensivo de modelos computacionais e simulações para investigar as funções cerebrais; investigação do cérebro a partir de suas capacidades computacionais.
A engenharia neuromórfica se presta tanto ao desenvolvimento de dispositivos que simulem o cérebro, quanto à criação de computadores inspirados no funcionamento desse órgão. Qualquer que seja a abordagem, ela se enquadra no que se denomina engenharia reversa.
O cérebro humano tem cerca de 100 bilhões de neurônios, cada um conectado a outros 10 mil, comunicando-se por meio de sinapses com velocidade aproximada de 10 quatrilhões de operações complexas por segundo. Para isso, o cérebro consome menos energia que a necessária para acender uma lâmpada caseira. Levando em conta velocidade e consumo de energia, pode-se dizer que o cérebro é um bilhão de vezes mais eficiente que o mais potente supercomputador já construído. Então, por que não criar um computador que use o mesmo mecanismo do cérebro? É justamente isso o que buscam cientistas e engenheiros envolvidos na engenharia neuromórfica.
Qual é esse mecanismo? Precisamente, ninguém sabe. Mas o uso da engenharia reversa com tecnologia neuromórfica é um dos caminhos possíveis para descobri-lo. Nesse caminho, uma espécie de processo simbiótico dita os procedimentos. Alguns conceitos, mesmo que imprecisamente definidos, orientam a construção de dispositivos eletrônicos para simulação de alguma parte do cérebro.
Vejamos como isso vem sendo feito no caso da retina dos vertebrados, que apresenta a mesma estrutura para todas as espécies, inclusive o

Relacionados

  • Fichamento
    13195 palavras | 53 páginas
  • SerHumano_v_2_Kurzweil
    5525 palavras | 23 páginas