Engenharia Mecanica

Páginas: 7 (1513 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2013
Fichamento - O Nascimento da Filosofia Curso: Engenharia Mecânica

Ouvindo a voz dos poetas
A voz dos poetas, expressa o que chamamos de “sentimento do mundo ”, o sentimento da velhice e da juventude perene do mundo, da grandeza e da pequeneza dos humanos ou dos mortais. Assim inúmeros poetas retratam algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação doautor como a do leitor.
Numa das obras poéticas mais importantes da cultura do Ocidente europeu, as Metamorfoses, o poeta romano Ovídio exprimiu todos esses sentimentos que experimentamos diante da mudança, da renovação e da repetição, do nascimento e da morte das coisas e dos seres humanos.

O que perguntavam os primeiros filósofos
Com o passar do tempo muitos questionamentos foram sendofeitos, muitas perguntas sem respostas surgiram como:
Por que os seres nascem e morrem? Por que tudo muda? Por que nada permanece idêntico a si mesmo? De onde vêm os seres? Para onde vão, quando desaparecem?
Foram perguntas como essas que os primeiros filósofos fizeram e para elas buscaram respostas.
Sem dúvida, a religião, as tradições e os mitos explicavam todas essas perguntas, mas suasexplicações já não satisfaziam mais todas as duvidas, todos os questionamentos sobre a mudança, a permanência, a repetição, a desaparição e o ressurgimento de todos os seres. Haviam perdido força explicativa, não convenciam nem satisfaziam a quem desejava conhecer a verdade sobre o mundo.

O nascimento da Filosofia
Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final doséculo VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor, na cidade de Mileto. Além de possuir data e local de nascimento e de possuir seu primeiro autor Tales de Mileto, a Filosofia também possuiu um conteúdo preciso ao nascer: a cosmologia.
Uma grande duvida que se prolonga ao longo dos séculos e a questão se a filosofia nasceu é uma fato especificamente grego ou nasceupor si mesma ou dependeu de contribuições da sabedoria oriental (egípcios, assírios, persas, caldeus, babilônios) e da sabedoria de civilizações que antecederam à grega, na região que, antes de ser a Grécia ou a Hélade, abrigara as civilizações de Creta, Minos, Tirento e Micenas.
Assim, filósofos como Platão e Aristóteles afirmavam a origem oriental da Filosofia, pela qual teria nascido pelastransformações que os gregos impuseram a varias conhecimentos, nas quais foram surgindo novas ciências pela a base de outras um exemplo foi o estudo da agrimensura da qual surgiu a aritmética e a geometria.
No entanto, nem todos aceitaram a tese chamada “orientalista”, e muitos, sobretudo no século XIX da nossa era, passaram a falar na Filosofia como sendo
o “milagre grego”.




Nem oriental,nem milagre
Desde o final do século XIX da nossa era e durante o século XX, estudos históricos, arqueológicos, linguísticos, literários e artísticos corrigiram os exageros das duas teses, isto é, tanto a redução da Filosofia à sua origem oriental, quanto o “milagre grego ”.
Assim, os estudos recentes mostraram que mitos, cultos religiosos, instrumentos musicais, dança, música, poesia, utensíliosdomésticos e de trabalho, formas de habitação, crenças e formas de organização tribal dos gregos foram resultado de contatos profundos com as culturas mais avançadas do Oriente e com a herança deixada pelas culturas que antecederam a grega, nas regiões onde ela se implantou.
Esses mesmos estudos apontaram, porém, que, se nos afastarmos dos exageros da ideia de um “milagre grego”, podemos percebero que havia de verdadeiro nessa tese. De fato, os gregos imprimiram mudanças de qualidade tão profundas no que receberam do Oriente e das culturas precedentes, que até pareceria terem criado sua própria cultura a partir de si mesmos.

Mito e Filosofia
Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa como por exemplo origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, entre outras....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia mecânica
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!