Engenharia mecanica, manutenção mecanica

Páginas: 22 (5317 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2012
ANÁLISE DE FALHAS EM ATIVOS

Diogo Simões Barbosa, dsimoesbarbosa@gmail.com
Wallace Rodrigues de Oliveira Couto, wallacercouto@hotmail.com

UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei, Praça Frei Orlando, 170, Centro, São João del Rei.

Resumo: O propósito deste é discutir sobre análise de falhas. Serão apresentados alguns métodos para análise e ferramentas para tal, assim comométodos estatísticos. Exemplos estão presentes neste trabalho também afim de melhorar o entendimento do foi apresentado.Gráfico de Pareto, diagrama de causa e efeito, exemplo de aplicação de Poka Yoke são alguns dos tópicos aqui presentes.

Palavras-chave: falhas, ferramentas, erro humano, técnicas gerenciais.

INTRODUÇÃO

As crescentes exigências de mercado quanto à qualidade, o aumento dacompetitividade entre as empresas e a contínua pressão no sentido de reduzir custos compõem um cenário que estimulou as empresas a buscarem modernização das suas linhas de produção; entretanto mostra-se necessário que tal modernização venha acompanhada de procedimentos que, baseados em informações quantitativas, sejam capazes de aperfeiçoar a utilização e a manutenção desses novos meiosprodutivos.
Este trabalho estuda a aplicação de ferramentas e técnicas gerenciais, tais como Diagramas de Pareto, o Método dos Cinco Porquês, o Diagrama de Causa e Efeito, entre outros no planejamento da manutenção dos equipamentos presentes na linha de produção.
As ferramentas citadas podem facilitar a operacionalização no planejamento do referido serviço, tornando-se eficazes instrumentos de suporteà tomada de decisões, uma vez que: permitem antecipar eventuais falhas, de modo a planejar a execução de cada serviço de forma ótima; permitem ações preventivas e corretivas nos processos, de modo a reduzir a variabilidade; podem integrar os procedimentos gerenciais da empresa durante a implementação de um sistema da qualidade; possibilitam introduzir a melhoria contínua no processo de manutenção,envolvendo a produtividade dos serviços e da mão-de-obra e o controle da qualidade.
Justifica-se ainda o uso destas ferramentas diante da facilidade da aplicação prática por parte dos gestores. Adicionalmente, as ferramentas indicam - por meio de ponderações - quais ações devem ser priorizadas em função da facilidade de atuação, da gravidade da falha e dos efeitos produzidos.
Vê-se, portanto,que um planejamento desenvolvido segundo as proposições supracitadas, possa constituir um meio para minimização de custos ou como caminho para a busca da qualidade e produtividade dos processos.

2. OS TIPOS DE FALHAS

Entende-se por falhas a diminuição parcial ou total da eficácia, ou capacidade de desempenho, de um componente ou sistema.
De acordo com o nível de diminuição da capacidade,pode se classificar as falhas em: totais e parciais. Por exemplo, um rolamento de esferas defeituoso pode ainda operar durante algum tempo, apesar de ruidoso e com sobreaquecimento (falha parcial) ao passo que a capacidade de desempenho de uma lâmpada fundida é nula, sem qualquer meio termo (falha total).
Conforme o modo como a falha evolui no tempo, desde o seu início, podemos considerar duaspossibilidades de falhas: catastróficas e graduais. Como falhas catastróficas, cita-se um curto-circuito numa linha de transporte de energia elétrica ou um bloco motor de explosão quebrado. A alteração gradual da emissão catódica de um monitor de computador ou o desgaste na camisa de um cilindro de um motor diesel, constituem casos de falhas graduais (ou paramétricas).
Em alguns domínios daindústria e dos serviços podem ocorrer, quanto à duração da falha: temporárias (curto-circuito linha terra ou entre fases, devido a uma causa passageira); intermitentes (mau contato no borne de um relé); e permanentes (lâmpada fundida, bobina queimada).
As falhas de vários componentes podem, ou não, estar ligadas causalmente entre si. Se uma falha em um elemento induz falhas em outros, diz-se que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manutenção Mecânica
  • Manutenção mecânica
  • Manutenção mecânica
  • Manutenção mecanica
  • MEcânica de manutenção
  • Manutenção Mecânica
  • manutenção mecanica
  • Manutenção mecanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!