Engenharia mecânica

Páginas: 25 (6061 palavras) Publicado: 4 de maio de 2013
QUÍMICA GERAL e TECNOLÓGICA Curso de Engenharia Básico
Prof. Dr. Djalma Albuquerque Barros Filho Profa Dra Patrícia Dantoni Profa Dra Rosely A. L. Imbernom Profa Dra Silvania Maria Netto

LIGAÇÕES QUÍMICAS
INTRODUÇÃO Cerca de uma centena de elementos químicos diferentes, no meio natural, se reúnem das mais variadas maneiras, formando uma infinidade de agrupamentos diferentes, que são asmoléculas ou os aglomerados iônicos. Cada molécula (ou aglomerado iônico) representa uma substância pura ou espécie química bem definida. Cada substância por sua vez, é representada abreviadamente por uma fórmula. Por exemplo: Substância Hidrogênio – gás incolor, combustível, menos denso meteorológicos) do que o ar (usado em balões Fórmula H2 O2 H2O CO2

Oxigênio – gás incolor, existente na atmosferae indispensável à respiração dos animais e vegetais Água – indispensável para vida de animais e vegetais Dióxido de carbono – gás incolor, usado em extintores de incêndio, refrigerantes, etc.

Nas moléculas, existe um certo número de átomos ligados uns aos outros. Nos aglomerados iônicos existem os chamados íons, que são átomos ou grupos de átomos carregados eletricamente. Por exemplo: no sal decozinha (NaCl) existem íons positivos de sódio (Na+) e íons negativos de cloro (Cl-). Nas substâncias iônicas não existem moléculas, mas sim aglomerados de um grande número de íons positivos e negativos que se mantêm reunidos em virtude da atração elétrica. Uma substância pura, formada por moléculas todas iguais entre si, pode ser classificada em: • Simples: quando formada por átomos de um mesmoelemento químico. Ex: H2, O2, He. • Composta: quando formada por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes. Ex: H2O, CO2, NaCl. Quando essas substâncias se apresentam misturadas de uma infinidade de maneiras diferentes, complicando ainda mais o estudo e a compreensão dos materiais que vemos todos os dias; temos as misturas como o ar (N2 + O2) e o álcool comum (H3C—CH2OH + H2O) exemplos demisturas homogêneas e, água + óleo e granito como exemplos de misturas heterogêneas. A grande diferença de propriedade entre os materiais que conhecemos se deve, em grande parte, às ligações existentes entre os átomos e à arrumação espacial que daí decorre. Em condições ambientes somente os gases nobres (Grupo 18) são formados por átomos isolados uns dos outros. Dizemos, então, que eles são muitoestáveis ou pouco reativos. No entanto, todos os demais elementos químicos, pelo contrário, não só se atraem mutuamente, como também atraem átomos de outros elementos, formando agregados suficientemente estáveis, que constituem as substâncias compostas. As forças que mantêm os átomos unidos são fundamentalmente de natureza elétrica e se denominam ligações químicas. Na metade do século XIX, oscientistas já haviam percebido que o átomo de hidrogênio (1H) nunca se liga a mais de um outro átomo. Já, por exemplo, o átomo de oxigênio (8O) pode ligar-se a dois átomos de hidrogênio (1H), o átomo de nitrogênio (7N) a três átomos de hidrogênio (1H), o átomo de carbono (6C) a quatro átomos de hidrogênio (1H). Assim surgiu uma explicação lógica para as uniões entre os átomos, criando a TeoriaEletrônica da Valência, baseada na regra que diz: “Um átomo adquire estabilidade quando possui oito (8) elétrons na camada eletrônica mais externa, ou dois (2) elétrons quando possui apenas o subnível 1s”. Quando dois átomos se ligam, eles “trocam elétrons entre si” ou “usam elétrons em parceria”, procurando atingir a configuração eletrônica de um gás nobre. Surgem daí três tipos de ligação química:iônica, covalente e covalente coordenada e, como será visto em um tópico separado, a metálica.

Ligação Iônica Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons.
Abril de 2006 1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia Mecanica
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!