Engenharia Mecânica

Páginas: 3 (619 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução às linguagens de programação
Uma linguagem de programação é uma forma de um utilizador comunicar com um computador. Essa comunicação é efetuada através de instruções, que, tal como emqualquer linguagem comum, obedecem a determinadas regras sintáticas e semânticas.

As linguagens de programação são anteriores ao primeiro computador considerado efetivamente moderno. No entanto, seconsiderarmos os anos de 1940/50 como a altura em que as primeiras linguagens de programação modernas foram concebidas, ficamos, com certeza, pasmados com a tremenda evolução a que tais linguagens foramsujeitas ao longo de pouco mais do que meio século.
Início das linguagens de programação
Embora a história da programação não tenha nascido com tal linguagem, foi na década de 50 que o Assembly,uma das primeiras linguagens de programação, apareceu. É considerada uma linguagem de baixo nível, ou seja, o utilizador necessita de entender o funcionamento da máquina para conseguir lidar com tallinguagem. Ainda assim, em comparação com a programação em código binário, é uma linguagem bem mais fácil de entender e utilizar.

Com o objetivo de combater os problemas da programação em Assembly,John W. Backus, entre outros, criaram, também na década de 50, a linguagem FORTRAN (Formula Translator), uma linguagem de alto nível considerada uma das melhores da época. Ainda na mesma década foramcriadas a LISP (List Processor), por John McCarthy, e ACOBOL (Common Business Oriented Language), pelo Short Range Committee. Outras linguagens, como as linguagens antecedentes à COBOL e a linguagempara algoritmos denominada de ALGOL (Algorithmic Language) foram também criadas.
Já na década de 60 surgiu a APL, uma linguagem de programação destinada a operações matemáticas, criada graças aotrabalho de Kenneth Iverson. Surgiu também a Simula I, uma linguagem baseada em ALGOL 60, cuja versão posterior (Simula 67) foi à primeira linguagem de programação orientada a objetos, introduzindo os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia Mecanica
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia Mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!