Engenharia mecânica

Páginas: 4 (829 palavras) Publicado: 17 de junho de 2011
Introdução
Todo acidente é CAUSADO, e não simplesmente acontece. É por isso que toda vez que ocorre um acidente, por mais simples que possa parecer, nós o investigamos e analisamos, com afinalidade de encontrarmos causas e, em conseqüência, encontrarmos as providências ou recomendações necessárias, para evitarmos a repetição de acidentes semelhantes.
Os acidentes ocorrem por falta cometidapelo empregado contra as regras de segurança ou por condição de insegurança que existem no ambiente de trabalho.
Podemos classificar basicamente as causa de um acidente de trabalho em dois fatores:ATO ou CONDIÇÃO INSEGURA.
Existe uma terceira classificação de causas de acidentes que são as causas naturais, responsável por 1 a 2% dos acidentes.
As causas naturais são os fatores da natureza,tais como vulcão, terremotos, maremotos, tempestades, etc, onde a tecnologia não tem controle ou previsões mais confiáveis.
Atos e condições inseguras são fatores que, combinados ou não,desencadeiam os acidentes do trabalho. São portanto, as causas diretas dos acidentes. Assim, pode-se entender que prevenir acidentes do trabalho, em síntese, é corrigir condições inseguras existentes nos locaisde trabalho, não permitir que outras sejam criadas e evitar a pratica de atos inseguros por parte das pessoas.
Tanto as condições como os atos inseguros tem origens mais remotas, em causasindiretas. Esses fatores indiretos, porém, podem ser atenuados ou eliminados, de modo a evitar que os últimos elos da cadeia, atos e condições inseguras, venham a propiciar a ocorrência de acidentes ou pelomenos que essas ocorrências se tornem cada vez mais raros

ATOS E CONDIÇÕES INSEGURAS

ATOS INSEGUROS: É a maneira como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes.São esses os atos responsáveis por muitos dos acidentes de trabalho e que estão presentes na maioria dos casos em que há alguém ferido.
CONDIÇÕES INSEGURAS: Condições inseguras são aquelas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia Mecanica
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia Mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!