engenharia fogute

1776 palavras 8 páginas
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI campus de Santo Ângelo
Departamento das Engenharias e Ciência da Computação
Curso Engenharia Mecânica
Disciplina Mecânica dos Fluídos

Relatório do Foguete.

Alunos
Rodrigo Santanna
Marcelo Dal Pozzo Schneider
José Augusto Rosa
Professor
Flavio Vanderlei Zancanaro Júnior

Santo Ângelo
20 de Novembro/2013
1. Objetivo
O presente relatório tem por objetivo demonstrar a parte teórica e pratica da disciplina de mecânica dos fluidos aplicados na construção e lançamento de um foguete de. Sua construção consiste de garrafas PET com a geometria do refrigerante Coca-Cola 2 litros, que funciona com o ar comprimido e água. Este experimento aborda uma grande quantidade de fenômenos físicos, dentre eles: aerodinâmica, escoamento, estabilidade, sustentação, ação e reação entre outros.

2. Introdução
Foguetes são veículos espaciais que podem levar cargas (satélites) e seres humanos ao espaço. Os foguetes funcionam a partir da combustão de propelentes nome dado ao combustível dos foguetes. A combustão do propelente gera gases, a altas velocidades que ao serem expelidos ocasionam o movimento do foguete. É o famoso princípio de ação e reação (3º lei de Newton). Este mesmo princípio é aplicado no lançamento dos foguetes de garrafa PET.
As duas garrafas PET são os principais componentes do foguete, pois serão utilizadas para sua construção, que é composta pela câmara de compressão e pela região frontal do foguete. As asas são compostas por polímero rígido. E na parte frontal do foguete põe-se um contra peso para que não haja distorção na sua trajetória. Há vários fatores que influenciam na estabilidade do foguete durante o voo, como a obtenção e relação entre centro de massa e centro de pressão. Sua montagem consiste num sistema de propulsão que funciona com água e ar comprimido. Para compreender melhor o processo que ocorre com o foguete vamos analisar as leis de Newton. A primeira Lei

Relacionados

  • Tabela de Áreas Conhecimentos
    4285 palavras | 18 páginas
  • nenhum
    6146 palavras | 25 páginas