engenharia eletrica

Páginas: 11 (2715 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
Sumário

1. Órgãos de uma central de comutação digital 1
2. Centrais CPA (Controle por Programa Armazenado) 1
3. Diagrama de blocos do hardware de uma central CPA 3
3.1. Estágio de Assinantes (EA) 3
3.2. Estágio de Troncos (ET) 4
3.3. Matriz de Comutação (MC) 5
3.4. Controle da Sinalização por Canal Comum (CCCS) 5
3.5. Processador Central (PC) 6
3.6. Processador Regional (PR) 7
3.7.Operação e Manutenção (OM) 7
4. Software das CPA’s 8
5. Técnicas de comutação digital 9
5.1. Comutação temporal 9
5.2. Comutação espacial 10
5.3. Comutação temporal-espacial 11
Fonte 13


COMUTAÇÃO DIGITAL


1. Órgãos de uma central de comutação digital

A arquitetura de uma central telefônica pode ser subdividida em dois grandes sistemas: o sistema de comutação (ou conexão) e osistema de controle.

O sistema de comutação é responsável pelas funções de interligar as linhas de assinante entre si e com os circuitos troncos e/ou circuitos de sinalização.

O sistema de controle é responsável por controlar o sistema de comutação, ou seja, analisar e processar as solicitações de chamada a fim de encaminhá-las corretamente através da malha comutadora.


2. Centrais CPA(Controle por Programa Armazenado)

As centrais CPA (Controle por Programa Armazenado) são aquelas em que todo controle dos estágios de comutação é feito através da execução de programas armazenados nas memórias da central.









Figura 1 – Sistemas básicos de uma central de comutação

As primeiras centrais telefônicas automáticas foram desenvolvidas com tecnologia eletromecânica.Nestas tanto os sistemas de conexão como de controle eram formados por bastidores eletromecânicos. Como exemplos temos as técnicas Passo a Passo, Crossbar e Crospoint.

Posteriormente, com o advento do computador, surgiram as centrais CPA analógicas, em que o sistema de controle utiliza programas armazenados, mas os estágios de comutação trabalham somente com sinais analógicos.

Atualmentetemos as centrais CPA digitais onde os sinais que passam através dos comutadores já estão na forma digital, sendo as comutações baseadas na técnica PCM-TDM. As interconexões neste tipo de central de comutação ocorrem através da redisposição das palavras de código de 8 bits de diferentes sinais telefônicos em função da ligação desejada. Sinais PCM multiplexados por divisão de tempo permitem autilização múltipla de linhas e elementos de comutação. As centrais digitais possibilitam ainda uma maior integração entre serviços de voz e dados.

As centrais CPA possuem as seguintes vantagens:

Instalação: o tempo de instalação é menor, já que ela é testada na própria fábrica antes de ser instalada na concessionária. Não existe necessidade de programação por fiação como nas centraiseletromecânicas, pois as programações são todas realizadas por software e comandos em terminais.

Tamanho: as centrais CPA são menores que as anteriores, isto reduz a necessidade de investimentos em infra-estrutura (prédios) por parte da operadora de telefonia. Com a evolução tecnológica as centrais CPA estão cada vez menores, para uma mesma capacidade de terminais.

Modularidade: as centrais CPA sãomontadas em bastidores, como se fossem gavetas, simplificando as ampliações e alterações de hardware.

Flexibilidade: pode-se mudar as funções da central muito facilmente. Por exemplo, uma central poderá atender um estágio remoto de assinantes, bastando instalar o hardware e software necessários.

Operação e Manutenção: o acesso ao sistema de controle da central via terminal de operação facilitaos trabalhos dos operadores.

Velocidade de Processamento de Chamadas: o processamento de chamadas sendo controlado por sistemas computadorizados é bem mais rápido que o processamento eletromecânico.

Consumo de Energia: as centrais CPA consomem menos energia que as eletromecânicas.


3. Diagrama de blocos do hardware de uma central CPA

Abaixo, temos o diagrama em blocos do hardware...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • engenharia eletrica
  • Engenharia elétrica
  • Engenharia eletrica
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia eletrica
  • engenharia elétrica
  • Engenharia elétrica
  • engenharia elétrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!