Engenharia elétrica

Páginas: 7 (1659 palavras) Publicado: 27 de maio de 2011
UNIME – UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
Engenharia Elétrica

FÍSICA III

LEI DE OHM: CÓDIGO DE CORES




Salvador
2011

UNIME – UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
ENGENHARIA ELÉTRICA

AUTORES: MARÍLIA DE JESUS ALVES
ELDOM FONSECA
RONALDO SANTOS

LEI DE OHM:CÓDIGO DE CORES

Relatório apresentado como parte da avaliação da Disciplina de Física III do 4º semestre, do Curso de Engenharia elétrica da FACULDADE sob orientação do Prof. Artur Passos.

Salvador
2011
RESUMO

O valor nominal da resistência elétrica e a sua tolerância são indicados por faixas no corpo do resistor. Cada cor possui um valor numérico correspondente. As cores da 1.ª e da2.ª faixa correspondem, respectivamente, aos dois primeiros dígitos do valor nominal da resistência.
A cor da 3.ª faixa, com exceção das cores prata e ouro, corresponde ao número de zeros que segue os dois primeiros dígitos. Na 3.ª faixa, a cor prata corresponde ao multiplicador 0,01 e a cor ouro ao multiplicador 0,1.
A 4.ª faixa indica a tolerância, e pode ser ouro para 5%, prata para 10% eincolor para 20%.
Assim sendo, fez se possível iniciar o experimento, calculando a resistência de cinco resistores distindos, e medindo os mesmos com o auxílio de um multímetro.
Ambos os resultados foram dispostos em uma tabela, onde foi possível compara los e determinar que suas diferênças são infimas. Pode avaliar se com isso a importância de conhecer o código de cores para saber como seutilizar um resistor conhecendo o valor de sua resistência

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO TEÓRICA 5
2. OBJETIVO 8
4. MATERIAIS UTILIZADOS 10
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 11
6. ANÁLISE DOS DADOS EXPERIMENTAIS_ 12
7. CONCLUSÃO 13
8. REFERÊNCIAS 14

1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagemde corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição dá-se o nome de resistência elétrica, que possui unidade Ohm. Estes componentes causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há umaqueda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados. Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo. Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Quando variáveis, são chamados de potenciômetros oureostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca. As simbologias para os dois tipos de resistores são representadas nas Figuras 1 e 2, respectivamente.



Fig.1-Fonte:http://www.fisica.net/ Fig.2-Fonte:http://www.fisica.net/
Alguns resistores são longos e finos, com o material resistivo colocado ao centro, e um terminal de metalligado em cada extremidade. Este tipo de encapsulamento é chamado de encapsulamento axial.

Fig.3- Fonte:http://www.fisica.net/
A Figura 3 mostra os resistores em uma tira geralmente usados para a pré-formatação dos terminais. Resistores usados em computadores e outros dispositivos são tipicamente muito menores, frequentemente são utilizadas tecnologias de montagem superficial (Surface-mounttechnology), ou SMT, esse tipo de resistor não tem "perna" de metal (terminal). Resistores de maiores potências são produzidos mais robustos para dissipar calor de maneira mais eficiente, mas eles seguem basicamente a mesma estrutura. Há duas formas de conhecer o valor de um resistor, uma delas é utilizando o ohmímetro que deve ser ligado em paralelo ao resistor para que se obtenha a medida, a outra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • engenharia eletrica
  • Engenharia elétrica
  • Engenharia eletrica
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia eletrica
  • engenharia elétrica
  • Engenharia elétrica
  • engenharia elétrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!