Engenharia de Software - Gerenciamento de Software

Páginas: 20 (5000 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ UENP - CAMPUS LUIZ MENEGHEL
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO




BRENDA VALÉRIA GESUALDI FARIA Nº 400785
KAREN FUKUCIMA AVELINO Nº 400783




GERENCIAMENTO DE PROJETOS
ENGENHARIA DE SOFTWARE – IAN SOMMERVILLE










BANDEIRANTES-PR
2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ UENP - CAMPUSLUIZ MENEGHEL
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO



BRENDA VALÉRIA GESUALDI FARIA Nº 400785
KAREN FUKUCIMA AVELINO Nº 400783



GERENCIAMENTO DE PROJETOS
ENGENHARIA DE SOFTWARE – IAN SOMMERVILLE



Trabalho realizado no curso de Sistemas
de Informação, na Universidade Estadual
do Norte do Paraná. A fim de obter nota
na disciplina de Engenharia deSoftware.
Orientador: Professor: Neimar Neitzel.




BANDEIRANTES
2013
Introdução
É sabido que o principal motivo pelo fracasso da maioria dos projetos de software na década de 60 e no início da década de 70 foi o gerenciamento inadequado do projeto, e não incompetência da equipe de programadores ou gerentes. Isto ocorria porque eram aplicadas metodologias de gerenciamento provenientes deoutras engenharias, isto se mostrou ineficiente para o desenvolvimento de software.
Um bom gerenciamento da produção do software é o que diferencia o desenvolvimento profissional da programação em nível amador. É necessário que haja um bom planejamento, pois, projetos de software profissionais tem restrições de orçamento, tempo e recursos. O trabalho do gerente de projeto é garantir que o softwareseja eficiente, viável e entregue dentro das condições estabelecidas. Espera-se que um bom gerente de software planeje e programe o desenvolvimento do projeto, supervisionando todo o trabalho para assegurar que está de acordo com a qualidade exigida e também verificando se o desenvolvimento está dentro do prazo e do orçamento. O bom gerenciamento por si só não causa o sucesso do projeto, porém, omau gerenciamento pode causar o fracasso do mesmo. Consequencias do mal gerenciamento, como a demora na entrega do software, a falta no cumprimento de seus requisitos, ou o custo acima do orçamento estimado, são catastróficas.
Os gerentes de software fazem o mesmo tipo de trabalho que gerentes de projeto de outras áreas da engenharia, contudo, com algumas particularidades:

O produto éintangível: O software é um produto intangível, ou seja, não pode ser tocado e nem visto. Isto ocasiona uma dificuldade maior na visualização do seu progresso, e eles acabam tendo que depender de outras pessoas para produzir a documentação necessária a fim de examinar o progresso.
Não há processo de software-padrão: Não é possível prever com certeza quando um processo de software específico poderá causarproblemas de desenvolvimento.
Grandes projetos de software são, frequentemente, projetos únicos: Os grandes projetos de software, geralmente, são diferentes dos anteriores. Isto torna a visualização de problemas mais difícil, e o avanço muito rápido de tecnologias desatualizam as experiências adquiridas pelo gerente de software em seus projetos anteriores. Nem sempre as lições aprendidas emprojetos anteriores podem ser aplicadas nos projetos novos.

Projetos de software são frequentemente novos e inovadores, portanto, isto explica a grande possibilidade de problemas no desenvolvimento em relação a prazos e orçamentos. Três importantes atividades de gerenciamento de software que podem reduzir estes riscos e proporcionar um desenvolvimento mais eficiente serão descritos a seguir. Estessão: planejamento de projeto, programação de projeto e gerenciamento de riscos.



Atividades de gerenciamento
É impossível dar uma destrição do trabalho-padrão de um gerente de software, pois, o trabalho varia muito, dependendo do projeto em que se está trabalhando e da organização. Contudo, estes estágios são geralmente presentes nas funções dos gerentes de software:

Elaboração de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerenciamento de Software
  • Engenharia de software
  • Engenharia de software
  • Engenharia de software
  • Engenharia de software
  • Engenharia de software
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • Engenharia de software

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!