engenharia de segurança

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014

Doenças do trabalho associadas à extração, ao uso, à fabricação, ao manuseio em geral do AMIANTO

O amianto é substância reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como poderoso cancerígeno,não havendo limites seguros de exposição.  Pode provocar câncer de pulmão, mesotelioma (câncer raro que atinge pleura, peritônio e pericárdio) e asbestose (doença progressiva que impede a insuflaçãodo pulmão), entre outras. Segundo o MPT, ao menos 60 países já proibiram o uso do amianto em seu território. Porém, o Brasil está entre os cinco maiores produtores de amianto do mundo e é também umgrande consumidor, havendo por isto um grande interesse científico a nível mundial sobre nossa situação, quando praticamente todos os países europeus já proibiram seu uso. A maior mina de amianto emexploração no Brasil situa-se no município de Minaçu, no Estado de Goiás e é atualmente administrada pela empresa brasileira Eternit S/A, mas que até recentemente era explorada por grupo franco-suíço(Brasilit e Eternit) em cujos países de origem o amianto está proibido desde o início da década de 90. 
O uso do amianto representa para a sociedade brasileira cerca 15 mil trabalhadores diretamenteexpostos aos efeitos maléficos desse produto nas indústrias em que trabalham, além das pessoas expostas a risco difuso provocado pelo amianto. Por lei, os trabalhadores no setor se aposentam após 20 anosde trabalho, que é a aposentadoria mais precoce entre todos os trabalhadores submetidos a fatores de risco, só equiparada à dos mineiros. Pois todas as demais categorias, mesmo que também expostas ariscos cancerígenos, só se aposentam após pelo menos 25 anos trabalhados. E isso pela lei previdenciária, em virtude do alto risco cancerígeno que a atividade envolve, de acordo com o especialista.
Nacomparação com o trabalhador comum, que se aposenta após pelo menos 35 anos de serviço, isso significa, segundo Paulo de Oliveira, que cada 10 anos trabalhados nesse segmento contam como 17,5 anos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de segurança
  • engenharia de segurança
  • Engenharia de segurança
  • Engenharia de seguranca
  • Engenharia de Segurança
  • Engenharia de segurança
  • Engenharia de segurança
  • Engenharia de segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!