Engenharia de segurança na mineiração

Páginas: 5 (1246 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL NA MINERAÇÃO

1 - INTRODUÇÃO

O trabalho em campos de mineração é um dos mais arriscados do setor industrial, com altos índices de acidentes graves ou fatais. Com a tarefa de extrair os recursos minerais a muitos metros abaixo da superfície do solo, os mineiros colocam suas vidas em risco por falta de preparo e de melhores treinamentos, e principalmente, pelanegligência das empresas as quais eles prestam serviços.

Devido a estes ocorridos com o decorrer dos anos, novas técnicas foram adotadas pela mineração para prever acidentes no trabalho e manter a saúde do colaborador de melhor forma possível, tentando evitar ao máximo as sequelas devido as atividades exercidas durante sua jornada de trabalho.

2 - LEGISLAÇÕES

No Brasil existem as NormasRegulamentadoras, também conhecidas como NRs, e foram criadas com o objetivo de apontar os procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. Essas normas são citadas no Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Foram aprovadas pela Portaria N.° 3.214, 8 de junho de 1978, são de observância obrigatória por todas as empresas brasileiras regidas pela CLTe são periodicamente revisadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Na NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA
E EM MEDICINA DO TRABALHO (104.000-6). Aprovada pela Portaria nº 33, de 27/10/1983, diz em um dos seus parágrafos.

As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuamempregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. (104.001-4 / I2).
Ou seja, o Brasil criou leis que favorecem os trabalhadores em relação a saúde e segurança, principalmente para os queficam expostos a diversos riscos durante sua jornada de trabalho que é o caso da grande maioria dos funcionários dentro de empresas de mineração. Assim os funcionários ficam mais a vontade e seguros para trabalhar sabendo que existe medidas previdenciárias em relação a acidentes e a sua saúde futura.

3 – MÉTODOS DE PREVENÇÕES

OBJETIVO CIPA

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção deAcidentes) é composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem a instituição.

Tendo como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes ou neutralizar os mesmos, e também discutir osacidentes ocorridos, o resultado da discussão será encaminhando aos SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, alertando o empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

ATRIBUIÇÕES CIPA

Discutir os acidentes ocorridos;
Sugerirmedidas de prevenção de acidentes julgadas necessárias, por iniciativa própria ou sugestões de outros empregados, encaminhando-as ao SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e ao empregador;
Promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança e medicina do trabalho ou de regulamentos e instrumentos de serviço emitidos pelo empregador;Despertar o interesse dos empregados pela prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais e estimulá-los permanentemente e adotar comportamento preventivo durante o trabalho;
Participar da campanha permanente de prevenção de acidentes promovida pela Instituição;
Registrar, em livro próprio, as atas das reuniões da CIPA, e enviar, mensalmente, ao SESMT e ao empregador, cópias das mesmas;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança na Mineiração
  • Engenharia de segurança
  • Engenharia de segurança
  • engenharia de segurança
  • Engenharia de segurança
  • Engenharia de seguranca
  • Engenharia de Segurança
  • Engenharia de segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!