Engenharia de Produção

Páginas: 43 (10536 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


Anhanguera Educacional S.A

Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Projeto de Engenharia de Produção

9ª Série

Detalhamento do Projeto de Elaboração de uma Fábrica de Pão de Queijo

Sumário




LISTA DAS FIGURAS



LISTA DOS GRÁFICOS



LISTA DAS TABELAS



A necessidade do projeto

O ramo alimentício é um setor muito abrangente que dificilmente estará emdecadência, a não ser por má administração. São muitos os que se aventuram no âmbito das indústrias alimentícias, porque seja qual for o produto a ser produzido, será consumido. Segundo estimativas publicadas nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE - http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html) a população brasileira está em torno de202.391.444 de habitantes, ou seja, cerca de 200 milhões ativos consumidores.
Houve muitas opções a serem analisadas e escolhidas como o investimento a ser aplicado na construção da fábrica, tais como, fábrica de pneus, de produtos derivados da reciclagem dos pneus, papel feito de rochas (fabricado pelo grupo OGAMI – http://www.ogamicollection.com/index.php), mas de todas as opções a fábrica de pão dequeijo foi escolhida porque as informações estavam mais acessíveis, tanto de custos, como de recursos, de restrições e informações gerais necessárias. A escolha de elaborar uma fábrica de pão de queijo se deu pelo fato de que é um produto que está na mesa de todo brasileiro, agora está ganhando o consumidor internacional. Um produto tipicamente mineiro tem proporções de aceitação de vendassignificativas. Através de pesquisas elaboradas por um grupo de estudantes do curso de Administração – Gestão de Negócios da Universidade Tuiuti do Paraná – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Num total de 385 questionados, obtiveram-se os seguintes resultados. Na primeira pesquisa, Gráfico 1, foi analisado através dentre os entrevistados, quantos gostavam e comem pão de queijo, através desta pesquisafoi possível ter as margens da aceitação do produto na população. Do total de 385 entrevistados cerca de 331 comem pão de queijo, isso quer dizer que de forma estatística, tendo como margem esta amostragem e transportando este percentual para o total da população brasileira, cerca de 172 milhões comem pão de queijo.
Fonte: Projeto de Viabilidade Econômica Pão de Queijo Massa Pronta, 2005

Asegunda pesquisa consiste em saber a frequência que os entrevistados comem o pão de queijo, Gráfico 2. Esta pesquisa ajuda na demanda, na velocidade de produção, porque através destes dados dão-se as proporções de volume produtivo inicial, ou seja, qual será o volume inicial aproximado necessário para atender a demanda. Na pesquisa, 51% por cento dos entrevistados consomem o pão de queijosemanalmente, portanto a produção deverá ser de alto volume para atender à demanda, pois com esta gama de consumidores será necessário ter pães de queijo sendo vendidos diariamente atendendo assim a necessidade do consumidor.

Fonte: Projeto de Viabilidade Econômica Pão de Queijo Massa Pronta, 2005
Gráfico - Frequência que come pão de queijo
Para ter o melhor caminho em como investir no sistema detransporte, na logística de expedição, ou seja, qual é o melhor período para entrega dos pães de queijo, a pesquisa feita para saber a ocasião em que os entrevistados comem o produto é fundamental para se obter estas informações e portanto, ter os parâmetros para tomadas de decisões. Através da pesquisa, Gráfico 3, se forem feitas duas entregas no dia, uma pela manhã e pela tarde, atenderia anecessidade estimada.
Fonte: Projeto de Viabilidade Econômica Pão de Queijo Massa Pronta, 2005
Gráfico - Ocasiões em que come pão de queijo
As pesquisas acima analisadas baseiam-se no local em que comem o pão de queijo, que é de extrema importância o conhecimento destes dados, porque dependendo dos resultados, reconfigura totalmente as estratégias da empresa, porque serão feitas novas análises dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de producao
  • Engenharia de produção
  • engenharia da produção
  • Engenharia de produção
  • Engenharia de produção
  • O que é engenharia de produção?
  • Engenharia produção
  • engenharia de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!