Engenharia de produção

Páginas: 29 (7247 palavras) Publicado: 11 de março de 2012
Apostila básica de

Atendimento
Pré-Hospitalar

Índice

1. Anatomia e Fisiologia 4
2. Sinais Vitais 6
3. Atendimento Inicial a Vítima Traumatizada 9
4. Obstrução de Vias Aéreas Por Corpos Estranhos 10
5. Reanimação Cardiopulmonar 13
6. Hemorragia 16
7. Queimaduras 18
8. Traumatismos Superficiais 20
9. Fraturas, Luxações e Extorsões 21
10. Crise Convulsiva 24
11. Sincopse 24
12.Acidentes com Animais Peçonhentos 26
13. Intoxicações Exógenas 30

anatomia e Fisiologia

A anatomia é a ciência que estuda a estrutura do corpo humano e a fisiologia o seu funcionamento; ambas são essenciais para quem trabalha no atendimento a vítimas de trauma ou problemas clínicos. O conhecimento de anatomia é utilizado para classificar e descrever as lesões deacordo com sua localização, para prever lesões de órgãos internos baseando-se na localização externa da lesão e para aplicar corretamente técnicas de exame e de tratamento da vítima. O conhecimento de fisiologia é importante para se entender as alterações no funcionamento normal do organismo decorrentes do trauma e as medidas que são tomadas para se tentar reverter estas alterações. O socorristaque se propõe a atender vítimas de trauma e não conhece anatomia e fisiologia é como um mecânico que quer consertar automóveis sem conhecer suas partes e o seu funcionamento.

1. Divisão Do Corpo Humano

[pic]

O corpo humano divide-se em cabeça, tronco e membros.
A cabeça é dividida em duas partes: crânio e face. Uma linha imaginária passando pelo topo das orelhas e dos olhos é olimite aproximado entre estas duas regiões. O crânio contém o encéfalo no seu interior, na chamada cavidade craniana. As lesões crânioencefálicas são as causas mais freqüentes de óbito nas vítimas de trauma. A face é a sede dos órgãos dos sentidos da visão, audição, olfação e paladar. Abriga as aberturas externas do aparelho respiratório e digestivo. As lesões da face podem ameaçar a vida devidoao sangramento e obstrução das vias aéreas.
O tronco é dividido em pescoço, tórax, abdome, e pelve. O pescoço contém várias estruturas importantes. É suportado pela coluna cervical que abriga no seu interior a porção cervical da medula espinhal. As porções superiores do trato respiratório e digestivo passam pelo pescoço em direção ao tórax e abdome. Contém também vasos sangüíneos calibrososresponsáveis pela irrigação da cabeça. As lesões do pescoço de maior gravidade são as fraturas da coluna cervical com ou sem lesão medular, as lesões do trato respiratório e as lesões de grandes vasos com hemorragia severa.
O tórax contém no seu interior, na chamada cavidade torácica, a parte inferior do trato respiratório (vias aéreas inferiores), os pulmões, o esôfago, o coração e osgrandes vasos sangüíneos que chegam ou saem do coração. É sustentado por uma estrutura óssea da qual fazem parte a coluna vertebral torácica, as costelas, o esterno, as clavículas e a escápula. As lesões do tórax são a segunda causa mais freqüente de morte nas vítimas de trauma.
O abdome está separado internamente do tórax pelo músculo diafragma e contém basicamente órgãos do aparelhodigestivo e urinário, portanto, da digestão e excreção. Possui no seu interior grandes vasos que irrigam as vísceras abdominais e os membros inferiores. É sustentado pela coluna vertebral posteriormente e por uma resistente camada músculo-aponeurótica anterior e lateral. As lesões do abdome podem levar a graves hemorragias devido a lesões de grandes vasos ou de vísceras bastante vascularizadas como ofígado, baço e rins e a infecções pelo vazamento do conteúdo contaminado das vísceras ocas para o interior da cavidade abdominal.
A pelve liga o abdome aos membros inferiores e contém, na chamada cavidade pélvica, a porção distal do tubo digestivo e do aparelho urinário e o aparelho reprodutor masculino e feminino. As fraturas da pelve óssea são freqüentes e muitas vezes graves devido à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de producao
  • Engenharia de produção
  • engenharia da produção
  • Engenharia de produção
  • Engenharia de produção
  • O que é engenharia de produção?
  • Engenharia produção
  • engenharia de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!