Engenharia de produção itil

Páginas: 4 (782 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Planos

Quando estiver considerando o arranjo da infra-estrutura da organização de TI pode-se ainda levar em conta um plano de “disponibilidade” e “recuperação”.

Plano de DisponibilidadeQuando o negócio não puder arcar com os prejuízos de um serviço particular estar “fora do ar” (downtime) por um período de tempo, um plano para a disponibilidade, fazendo um arranjo na infra-estruturaserá necessário. Neste momento a organização de TI irá precisar construir resiliência dentro da infra-estrutura e assegurar que a manutenção preventiva possa ser executada para manter os serviços emoperação. Em muitos casos criar uma “disponibilidade extra” dentro da infra-estrutura é uma tarefa cara que precisa ser justificada pela necessidade do negócio.

Fazer um Plano para a Disponibilidade éconsiderado uma tarefa proativa para evitar o downtime nos Serviços de TI.

Plano de Disponibilidade
Conforme a itSMF (2006) o Plano de Disponibilidade “deve ser um plano proativo de melhoria emlongo prazo da disponibilidade de TI, dentro das limitações de custos impostas”. Deve ter metas e objetivos, além de considerar questões relacionadas a pessoas, processos, ferramentas, técnicas e foco natecnologia. O plano traduz-se em um cronograma indicando os períodos em que os serviços estarão disponíveis ou não
conforme o modelo na Figura 3 (MAGALHÃES e PINHEIRO, 2007).


Plano deRecuperação

Quando o negócio puder tolerar algum downtime do serviço ou a justificativa do custo não puder ser feita para construir uma resiliência adicional dentro da infra-estrutura, então um plano para arecuperação será mais apropriado. Neste caso a infra-estrutura será projetada de tal forma que no evento de uma falha a recuperação do serviço seja a mais rápida possível.

Planejar a recuperaçãopode ser visto como uma tarefa mais reativa do Gerenciamento da Disponibilidade.

Os processos (como o Gerenciamento de Incidentes) precisam já estar definidos para recuperar o mais rápido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • engenharia de produção
  • Engenharia de producao
  • Engenharia de produção
  • engenharia da produção
  • Engenharia de produção
  • Engenharia de produção
  • O que é engenharia de produção?
  • Engenharia produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!