Engenharia de métodos

Páginas: 8 (1892 palavras) Publicado: 14 de junho de 2012
Daniela Carvalho de Almeida1 – danicarvalho.bh@hotmail.com
Leonardo Gouveia Alvarenga1 - leoalvarenga30@hotmail.com
Luiz Henrique Santos1 - luiz31santos@hotmail.com
Marcos Felipe de Oliveira Coelho1
Vitor El Malih Vieira1 – elmalih@gmail.com
Weslley Santos Braz1 – weslleysb@gmail.com


Resumo

Os desperdícios nas empresas são muitos: financeiros, de matéria prima, de tempo, entreoutros. E o volume é grande, por falta de pontuar e incluir uma ação para o fim do problema. O estudo de tempos e movimentos foi inserido nas organizações nas décadas passadas, contribuindo de forma simples e favorável à redução ou eliminação dos desperdícios. Neste artigo será apresentado um estudo de medição de tempos, feito numa unidade de distribuição de correspondências, que apresentava um elevadoíndice de desperdícios. As medições serão analisadas, a fim de encontrar o gargalho dos processos dessa unidade de distribuição.
Palavras chave: Desperdícios. Medições. Tempos e movimentos.










1. PUC MINAS. Departamento de Engenharia de Produção. Alunos de graduação da disciplina de Engenharia de Métodos e processos. Ano 2012.

1. Introdução

As mudanças ocorridasdurante o século serviram para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas relacionadas ao trabalho. Organizações foram invadidas pelas metodologias empregadas por Ford e Taylor e presenciaram uma revolução no modo de trabalhar dos operários. Mais rapidez, menos qualidade? Ou mais rapidez e mais qualidade? Para os operadores a rapidez na execução das tarefas do trabalho, não estava relacionada comqualidade, uma vez que, as condições de trabalho eram precárias e sem importância para os empregadores. Logo, a ergonomia (termo desconhecido na época), não era avaliada, repetição de movimentos (passível de doenças), intervalos de parada de funcionários não eram respeitados, entre outros fatores que tinham valia para o empregador.

A cultura empregada pelas empresas ao trabalhador era algodifícil de mudar, uma vez que, produtividade estava somente relacionado com quantidade, ou seja, se um operador produzia muito, era considerado um “bom” funcionário, capaz de executar a tarefa com rapidez. O que para as organizações era válido, pois sem um padrão, uma referencia, seria difícil da classe operaria mudar aquela realidade.

Entretanto, com a vivência e o desenvolvimento das técnicasutilizadas, concluiu-se que, a identificação do gargalho era possível e passível de melhorias para o processo.

Neste contexto, o objetivo desse artigo é apresentar um estudo de caso que, através de medições de alguns processos de uma unidade de distribuição de correspondência, com auxilio dos operadores, foi possível identificar os tempos que seriam padrões, baseados na metodologia de Taylor, queafirmou a possibilidade de determinar tempos-padrão para as tarefas das organizações. Contribuindo de forma eficiente na melhoria do processo e nas condições de trabalho dos operários, uma vez que os movimentos serão analisados primeiramente.
O texto desse trabalho está relacionado da seguinte forma: na seção 2, serão apresentados conceitos básicos sobre o estudo de movimentos e tempos. Na seção3, será inserido alguns trabalhos publicados e o estudo de caso. Na seção 4 a conclusão do trabalho, bem como as melhorias sugeridas para o processo.

2. Desenvolvimento

2.1 Padronização de processos

Algumas empresas estão em constante busca pela padronização dos seus processos, uma vez que, ou ficaram estagnadas ou a impossibilidade de registrar além da memória dos operadores, não foipossivel. Meegen (2002) relata que a padronização é o caminho seguro para a produtividade e competitividade, pois é uma das premissas onde se assenta o moderno gerenciamento.
Na busca da qualidade, a padronização é uma ferramenta gerencial que possibilita a transmissão de informações e dos conhecimentos adquiridos (MEEGEN, 2002). Portanto, padronizar as tarefas dos postos de trabalho, é uma forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de metodos
  • Engenharia de métodos
  • Engenharia de metodos
  • ENGENHARIA DE MÉTODOS
  • Engenharia de métodos
  • Engenharia de Metodos
  • Engenharia de métodos
  • engenharia de metodos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!