Engenharia Civil

Páginas: 4 (847 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
QUANDO ELA OCORRE
A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição,causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.
Para medir o nível de ruído num determinado ambiente, os técnicos utilizam um aparelho chamado decibelímetro. O ruído é o que mais colaborapara a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos parao sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

POLUIÇÃO SONORA NO COTIDIANO
A poluição sonora vem aumentando a cada propaganda exagerada vista nas ruas,aquele comerciante, o ambulante, o feirante, na intenção de chamar a atenção para seus produtos, grita, fala alto, adquire objetos que provocam sons diferentes para atrair a curiosidade,principalmente das crianças. Os alto-falantes instalados em praças e comércios, sons automotivos, sons presentes em motos ou bicicletas, tudo isso afeta o meio ambiente, causando a poluição sonora. Acrescido aestes sons, dentro de casa, a televisão, o forno micro-ondas, a geladeira, o liquidificador, a batedeira são exemplos de eletrodomésticos que causam excesso de sons.

EFEITOS NEGATIVOS DA POLUIÇÃOSONORA NA SAÚDE DOS HUMANOS:
Insônia
Estresse
Depressão
Perca de audição
Agressividade
Perca de atenção e concentração
Perda de memória
Dores de cabeça
Aumento da pressão arterial
CansaçoGastrite e ulcera
Queda de rendimento escolar e no trabalho
Surdez (em caso de exposição a níveis altíssimos)

COMO EVITAR
Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitarlocais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar mp3 player em um volume baixo, não gritar em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!