engenharia biomedica

Páginas: 7 (1529 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2014

UNIVERSIDADE DO ABC






INTRODUÇÃO ÀS ENGENHARIAS







ENGENHARIA BIOMÉDICA NO COMBATE À DEFICIÊNCIA VISUAL



















SÃO BERNARDO DO CAMPO
DEZEMBRO 2013
1. Engenharia Biomédica

A Engenharia Biomédica é o ramo das ciências da engenharia que tem como objetivo o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias voltadas para a área da saúde. Ogrande desafio da Engenharia Biomédica no Brasil é a produção de conhecimento que induza o fortalecimento das empresas nacionais e a inovação tecnológica, contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde para a assistência aos cidadãos.
O engenheiro biomédico pode atuar em toda cadeia da saúde pública ou privada. Entre as mais destacadas o projeto e a produção de dispositivos eletrônicos. Apesquisa por novas tecnologias, assim como administração e atividades regulatórias e fiscalização de toda cadeia hospitalar e gestão em saúde.
Atualmente, uma das áreas mais carentes de profissionais de engenharia biomédica é a produção de tecnologia brasileira para a saúde, dentre inúmeros exemplos produção instrumental cirúrgico e dispositivos de suporte à vida, para cirurgias emergênciasmédicas e manutenção da saúde construção de próteses e órteses. A Engenharia Biomédica pode ser dividida em quatro sub-áreas:
Bioengenharia: voltada ao desenvolvimento da ciência biomédica; por exemplo, estudando o funcionamento de neurônios e de células cardíacas com o auxílio de modelos matemáticos e simulações.
Engenharia de Reabilitação: objetivando desenvolver sistemas eletrônicos e mecânicosque melhorem as condições de vida de deficientes.
Engenharia Médica: direcionada ao estudo, projeto e execução de instrumentação (principalmente eletrônica), sensores, próteses, etc, para a área médica;
Engenharia Clínica ou Hospitalar: voltada às atividades de certificação e ensaios de equipamentos médicos, e atividades em hospitais incluindo projeto, adequação e execução de instalações,assessoria em processos de tomada de decisão na aquisição de equipamentos, treinamento e orientação de equipes de manutenção;

2. Identificação do problema
Um dos males que aflige os seres humanos , bem como outros animais, é a deficiência visual. A busca de soluções , ou, alternativas à este problema, são de responsabilidade de uma gama de profissionais( médicos, neurocientistas,cientistas, etc) dentre eles o engenheiro biomédico, que por meio de seus conhecimentos e do avanço tecnológico pode fazer frente à este desafio.
2.1 Cegueira
A cegueira é o nome dado para a falta de visão total ou parcial, podendo ocorrer nas estruturas transparentes do olho, na retina, no nervo óptico ou no cérebro. Há diferentes casos de cegueira podendo se manifestar pela malformação ocular oucerebral, cegueira por traumatismos como pancadas, acidentes (explosões, queimaduras , entre outros), por medicamentos que afetam a visão e por portadores de doenças infecciosas ou, não infecciosas(glaucoma, diabetes, degeneração macular, catarata, etc).
Nas regiões tropicais e glaciais, há maiores números de cegos que nas regiões temperadas. Nas regiões tropicais há maior risco de doençasinfecciosas que podem comprometer a visão, nas regiões glaciais ocorre pelo reflexo solar muito intenso sobre a neve após um longo período de escuridão que desgasta a visão. A OMS estima que em 2002 havia 161 milhões de pessoas com deficiência visual no mundo (cerca de 2,6% da população total).

3. Soluções
Ao longo do desenvolvimento da ciência o homem fora capaz de propor soluções capazes demelhorar a vida do deficiente visual. Seja no desenvolvimento do Sistema Braille (sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris.), na utilização de cães treinados (cão guia) no auxílio à locomoção, bengala branca e alguns aparatos tecnológicos. Contudo, nenhuma destas soluções foram capazes de corrigir a deficiência, e face ao atual nível de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia BIomédica
  • Engenharia Biomédica
  • O que é engenharia biomédica?
  • Engenharia biomédica
  • Engenharia Biomédica
  • A engenharia biomédica
  • Engenharia Biomedica Power Point
  • Mestrando em Engenharia Biomédica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!