Engenharia BIomédica

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO-UFTM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA



Fernando Andrade Nicola Ribeiro



ENGENHARIA BIOMÉDICA E NEUROCIÊNCIA COMPUTACIONAL: NOVAS ÁREAS COM GRANDES POTENCIAIS







Uberaba
Agosto 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO-UFTM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS
CURSO DEENGENHARIA ELÉTRICA


ENGENHARIA BIOMÉDICA E NEUROCIÊNCIA COMPUTACIONAL: NOVAS ÁREAS COM GRANDES POTENCIAIS



Este trabalho tem como finalidade abordar os respectivos temas: Engenharia Biomédica e Neurociência Computacional,enfatizando as principais funções destes e áreas de atuação, solicitado como trabalho extraclasse pelo professor do departamento do curso de Engenharia Elétrica.
Aluno :Fernando Andrade Nicola Ribeiro
Turma: 04
Orientador: Professor Vitor Chaud


Uberaba
Agosto 2013
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve sobre introdução sobre engenharia biomédica e neurociência computacional. Ambas trabalham fortemente com áreas científicas que, cada dia mais, se aprofundam em pesquisas favorecendo tanto o bem estar da população como descobertade cura de doenças, como também favorecendo á todo o setor hospitalar, sobretudo médicos, oferecendo o material necessário para estes executarem seu trabalho com êxito.
















1- INTRODUÇÃO
A neurociência computacional pode se relacionar com diferentes áreas da ciência, como neurobiologia, física, etc. Esta se encontra dentro da neurociência, que tem como finalidadeformar modelos matemáticos e computacionais para propor e entender os mecanismos e a função do sistema nervoso.
A engenharia biomédica em um termo geral, é o ramo das ciências da engenharia que tem como principal objetivo desenvolver a aplicar tecnologias voltadas para área da saúde. No Brasil a engenharia biomédica é voltada para o desenvolvimento de conhecimento que induza o fortalecimento dasempresas nacionais e a inovação tecnológica destas, favorecendo a valorização dos serviços de saúde, melhorando-os, afetando diretamente a população.
2- MERCADO DE TRABALHO DO ENGENHEIRO BIOMÉDICO
Quanto ao mercado de trabalho, as expectativas para o engenheiro biomédico são positivas, ainda que é um curso novo, com poucos profissionais no mercado de trabalho brasileiro. A junção entre a saúde eengenharia constitui um dos campos de trabalho com maior crescimento, tanto no âmbito nacional quanto no mundial. Estes profissionais possuem trabalho nos departamentos de manutenção de equipamentos médicos em grandes hospitais, clínicas e centros de diagnóstico. Trabalha, também, em empresas de verificação e certificação de qualidade, universidades e institutos de pesquisa. O setor industrialcontrata esse engenheiro para desenvolver produtos destinados à área médica. São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco são os estados brasileiros que mais têm aberto postos de trabalho.
3- DIAGNÓSTICOS ATRAVÉS DA NEUROCIÊNCIA COMPUTACIONAL

A neurociência cognitiva utiliza vários métodos de investigação (por ex. tempo de reação, eletroencefalograma, lesões em estruturas neurais em animais delaboratório, neuroimageamento) a fim de estabelecer relações cérebro e cognição em áreas relevantes para a educação. Esta abordagem permitirá o diagnóstico precoce de transtornos de aprendizagem. Este fato exigirá métodos de educação especial, ao mesmo tempo a identificação de estilos individuais de aprendizagem e a descoberta da melhor maneira de introduzir informação nova no contexto escolar.Investigaçõesfocalizadas no cérebro averiguando aspectos de atenção, memória, linguagem, leitura, matemática, sono e emoção e cognição, estão trazendo valiosas contribuições para a educação.
Pesquisadores em educação têm uma postura otimista de que as descobertas em neurociências contribuam para a teoria e práticas educacionais. Destarte, uma avalanche de artigos leigos em jornais diários e revistas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia Biomédica
  • O que é engenharia biomédica?
  • Engenharia biomédica
  • engenharia biomedica
  • Engenharia Biomédica
  • A engenharia biomédica
  • Engenharia Biomedica Power Point
  • Mestrando em Engenharia Biomédica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!