Engenharia Biomédica

Páginas: 5 (1190 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Engenharia de Controle e Automação







ENGENHARIA BIOMÉDICA









Goiânia
Outubro de 2013





ENGENHARIA BIOMÉDICA






Trabalho desenvolvido para a avaliação na disciplina de Introdução à Engenharia de Controle e Automação do curso de Engenharia de Controle e Automação, turno matutino, doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás ministrado pelo professor Tauler Teixeira Borges, como parte da avaliação referente ao segundo semestre de 2013.






Goiânia
Outubro de 2013
Introdução
A Engenharia Biomédica é uma área que integra princípios das ciências exatas e ciências da saúde, desenvolvendo abordagens inovadoras aplicadas na prevenção, diagnóstico e terapiade doenças. Está é uma especialidade relativamente recente e tem prestado substancial contribuição às ciências biomédicas e à tecnologia aplicada a problemas médicos. Em sua definição mais ampla a Engenharia Biomédica tem pontos de tangência com outras áreas multidisciplinares do conhecimento, tais como Física Médica, Biomatemática e Informática Médica.





















Atecnologia integrada as Ciências da Saúde

Não é de hoje que as ciências da saúde e tecnologia caminham lado a lado. Sempre houve uma preocupação com o desenvolvimento de novas técnicas de tratamento, diagnóstico e estudo do funcionamento do corpo humano.
Com o passar do tempo, podemos notar uma grande evolução dos equipamentos e estudos aplicados a medicina surgindo assim uma nova área deatuação da Engenharia.
Um marco da aplicação da Engenharia à medicina e estudos da saúde, foi com a criação da Tomografia Computadorizada, pelo engenheiro britânico Godfrey Hounsfield, que foi agraciado em 1979 com o Nobel de Fisiologia/Medicina por este feito. Esta técnica tornou-se um elemento diagnóstico indispensável em um hospital moderno, pois realizada o diagnóstico de tumores sem anecessidade da realização de aberturas no corpo, onde eram realizadas explorações, muitas vezes as cegas, muitas vezes causando danos irreversíveis ao paciente.

Engenharia Biomédica
Relativamente recente, a Engenharia Biomédica é uma área em grande expansão e se dedica ao desenvolvimento e produção de próteses, instrumentos médicos, equipamentos de diagnóstico, e ao estudo dos organismos vivos doponto de vista da engenharia.
O engenheiro biomédico é capaz de projetar e desenvolver equipamentos voltados ao diagnostico clinico, acessibilidade de pessoas, monitores e sensores, dentre outros. Pode realizar manutenções preventivas nestes equipamentos, calibrando-os e administrar processos de aquisição, manutenção e suporte de tecnologia de um hospital.
Como se trata de uma área comprofissionais com amplos conhecimentos na área de informática e eletrônica, estes podem atuar na criação de softwares e equipamentos que aperfeiçoam o uso das máquinas pelos médicos, enfermeiros e dentistas. Informatizam a coleta de informações e as organizam em sistema de banco de dados, facilitando a análise e os estudos dos profissionais de saúde.
Devido ser uma área de grande abrangência emultidisciplinaridade, a Engenharia Biomédica pode ser dividida em quatro subáreas, que são, Bioengenharia, Engenharia de Reabilitação, Engenharia Médica e Engenharia Clínica ou Hospitalar.



Bioengenharia
Área voltada ao desenvolvimento da ciência biomédica, aplicando conhecimentos matemáticos aos estudos do funcionamento do corpo humano, realizando simulações e criando modelos matemáticos.
Umexemplo de atuação da Bioengenharia ocorre no estudo do funcionamento dos Neurônios e propagação de estímulos nervosos. Também pode ser aplicada ao estudo de celular cardíacas e seu comportamento.
Segue abaixo alguns estudos que estão sendo realizados nesta área:
Análise computadorizada de sinais dos sistemas nervoso e muscular visando aplicações em clínica e pesquisa.
Modelagem e simulação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia BIomédica
  • O que é engenharia biomédica?
  • Engenharia biomédica
  • engenharia biomedica
  • Engenharia Biomédica
  • A engenharia biomédica
  • Engenharia Biomedica Power Point
  • Mestrando em Engenharia Biomédica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!