ENGENHARIA APOIANDO O DESENVOLVIMNETO SUSTENT VEL SEMIN RIO correto

461 palavras 2 páginas
ENGENHARIA APOIANDO O
DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL

Introdução
As organizações de hoje, cada vez mais enfrentam um ambiente dinâmico, convivendo com altas taxas de inovação tecnológica e um elevado nível de competitividade e consequentemente desafios tentando manter um ambiente sustentável. Para enfrentar estes desafios, é necessário que se mantenham em permanente melhoria, operando dinamicamente conforme a evolução tecnológica no seu ramo de atividade sem afetar o meio ambiente.



O setor industrial é um dos maiores responsáveis pela degradação ambiental, tendo em vista o fato dos processos produtivos lançarem no meio ambiente grande quantidade de resíduos e na maioria das vezes sem tratamento adequado.



Necessidade de inovações Tecnológicas para manter a competitividade; 

Crescimento tecnológico desordenado é um dos maiores responsáveis pela degradação Ambiental;



Surgimento dos problemas ambientais, escassez dos recursos naturais e a poluição do meio ambiente.

Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável busca, propor modelos apropriados a uma interação dinâmica e harmoniosa entre o homem e a natureza, visando uma redefinição do desenvolvimento centrado na questão sócio ambiental.

Desenvolvimento de novos produtos
O papel do projetista é reunir todos estes aspectos na criação e desenvolvimento dos produtos, preocupando-se em utilizar os recursos tecnológicos, financeiros e ambientais disponíveis da melhor forma possível, preservando o meio ambiente e a integridade do ser humano, tanto durante a fabricação quanto no uso do produto.

DFX
(Design for excellence)
Definido como uma abordagem baseada no conhecimento que visa desenvolver projetos de produtos que maximizem todas as características. Fazem parte do DFX :


DFD (Facilitar a desmontagem)



DFA (Facilitar a Montagem)



DFM (Projeto para concepção de produtos)



DFR (Projetos para reciclagem)



DFE (Projetos pra o Meio Ambiente)

O objetivo principal dessas partes do DFX é

Relacionados