ENGELS FRIEDRIC 1820

1684 palavras 7 páginas
Engels Friedrich 1820- 1895 A origem da família, da propriedade privada e do Estado/ Friedrich Engels ; tradução de Leonardo Konder. –3.ed. __ São Paulo : Expressão Popular 2012.

ESTÁGIOS PRÉ-HISTÓRICOS DE CULTURA
Morgan foi o primeiro que, com conhecimento de causa, tratou de introduzir uma ordem precisa na pré-história da humanidade, e sua classificação permanecerá certamente em vigor até que uma riqueza de dados muito mais considerável nos obrigue a modificá-las. (p. 37).
Das três épocas principais – estado selvagem, barbárie e civilização – ele só se ocupa, naturalmente, das duas primeiras e da passagem á terceira. Subdivide cada uma das duas nas fases inferior, média e superior, de acordo com os progressos obtidos na produção dos meios de subsistência: porque diz, a habilidade nessa produção desempenha um papel decisivo no grau de superioridade e domínio do homem sobre a natureza: o homem é, de todos os seres, únicos que logrou um domínio quase absoluto da produção de alimentos. Todas as grandes épocas de progresso da humanidade coincidem de modo mais ou menos direto, com as épocas em que se ampliam as fontes de subsistência. (p.37).
O desenvolvimento da família realiza-se paralelamente, mas não oferece critérios tão conclusivos Para a delimitação dos períodos. (p.37).
O estado selvagem
Fase inferior. Infância do gênero humano. Os homens permaneciam, ainda, nos bosques tropicais ou subtropicais e viviam, pelo menos parcialmente, nas árvores; só isso explica que continuassem a existir, em meio ás grandes feras selvagens. Os frutos, as nozes e as raízes serviam de alimento; o principal progresso desse período é a formação da linguagem articulada. Nenhum dos povos conhecidos no período histórico pertenceu á essa fase primitiva de evolução. E, embora esse período tenha durado, provavelmente, muitos milênios, não podemos demonstrar sua existência baseando-nos em testemunhos diretos; mas, se admitimos que o homem procede do reino animal,

Relacionados

  • A IMPORTANCIA DO ADM NA SOCIEDADE MODERNA
    1329 palavras | 6 páginas
  • marx karl
    266395 palavras | 1066 páginas