Engelindos

4295 palavras 18 páginas
Para a construção do conhecimento é exigido do individuo algumas competências entre elas podemos citar: saber pensar; saber observar; saber estabelecer relações; saber questionar; saber aproveitar o conhecimento acumulado através das experiências vivenciadas ao longo da vida; ter capacidade de apreender; ter consciência da própria ignorância.

O individuo também deve utilizar estratégias que possam ajudá-lo a filtrar, compreender e criar conhecimento. Entre tantas estratégias podemos mencionar: associar/dissociar, isolar/relacionar, analisar/sintetizar, problematizar/solucionar, diversificar/unificar, individualizar/coletivizar, perceber/representar etc.

Segundo Leda de Maria de Medeiros Hansem:

“A prática docente é decisiva para determinar se a formação possibilitará que os alunos se tornem cidadãos críticos, criativos e exploradores, capazes de produzir novos conhecimentos, ou se tornem meros “decoradores de matéria”, repetidores das teorias dos outros. Para trilhar o caminho da produção do conhecimento, o professor deve se despojar do papel de proprietário do saber e modificar a tradicional prática de exigir que os alunos repitam exatamente o que lhes foi ensinado. É necessário, portanto, superar desafios, transformar-se em parceiro dos alunos, percebê-los como sujeitos do processo e construir estratégias didáticas estimulantes e seguras, capazes de transformar os alunos em pesquisadores, deixando-os livres para traçar seus próprios caminhos” .

ESTUDO DE CAMPO 1: O USO TI NAS ORGANIZAÇÕES

PARTE 1 (INDIVIDUAL)

Relacionados